O governador Roberto Requião inaugurou nesta segunda-feira (22) a nova sede do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, a escola técnica profissionalizante da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Trata-se da primeira sede própria do Centro em 56 anos de existência. “Não adianta construir grandes estruturas se não houver também investimentos na qualificação dos profissionais que atuam na área da saúde. Aqui no Paraná, saúde não é brincadeira. A Secretaria da Saúde está preocupada em formar seu corpo técnico”, disse Requião.
A nova sede tem dez salas de aula, laboratório de informática, quatro consultórios dentários, laboratório de prótese, laboratórios para o curso de análises clínicas e enfermagem, além de biblioteca e auditório. São 2 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 1,7 milhão do Ministério da Educação. Mais R$ 718 mil foram investidos pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos, mobiliário e veículos. A unidade estava instalada em um antigo prédio da Funasa.
“Foram 50 anos sem a construção de hospitais. Nós mudamos este quadro. São 44 novos hospitais, destaque para 12 deles, unidades modernas, que possuem uma super estrutura. Com todos estes hospitais temos uma grande demanda de funcionários. Um estrutura só se move quando tem alma, e neste caso, quando tem funcionários capacitados. Cada uma dessas 44 estruturas vai precisar de pelo menos mil funcionários para funcionar plenamente. A estrutura do Paraná é inigualável”, afirmou o governador.
De acordo com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, o centro profissionalizante irá permitir a perpetuação do conhecimento acumulado ao longo dos anos pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde. “Este espaço amplo e equipado garante mais qualidade a capacitação e formação dos profissionais da área da saúde”, destacou Martin. O terreno foi cedido pelo Governo do Paraná e os funcionários e material pedagógico são da Secretaria de Estado da Saúde.
“Os cursos de capacitação fortalecem a estrutura da saúde estadual porque equalizam o atendimento. Além de nossos funcionários que aperfeiçoaram sua atividade profissional, o centro forma gestores municipais. São cursos de gestão na área da saúde, que garantem mais qualidade no serviço prestado em todo estado”, acentuou o secretário.
O vice-governador Orlando Pessuti ressaltou a qualidade dos cursos de capacitação e da estrutura do centro. “Hoje o dia começou e vai terminar bem. Pela manhã encontramos o comitê do programa Nascer no Paraná, que está ajudando a reduzir a taxa de mortalidade infantil. Também inauguramos o Hemepar, uma estrutura incrível. Finalizamos com a entrega deste maravilhoso centro de capacitação, mais uma importante estrutura para a saúde pública”, disse.
A diretora da unidade, Vânia Martins, explicou que o centro é a única escola profissionalizante do Paraná com autorização do Conselho Estadual de Educação para descentralizar o atendimento. “O centro formou os 13 mil agentes comunitários que atuam no Paraná. Hoje o centro mantém 40 turmas de capacitação nas 22 regionais da saúde e capacita 1.400 funcionários em Curitiba”, disse.
“A formação única traz benefícios imensos para todo estado. Funcionamos como uma rede integrada, com uma formação única, de qualidade. Demos saltos significativos nestes últimos anos. Requião, Gilberto Martin e Nizan Pereira foram fundamentais para o nosso progresso. Graças ao empenho destes homens atuamos hoje em mais de 200 municípios do Paraná”, ressaltou Vânia.
Durante o evento, profissionais da área da saúde prestaram uma homenagem a odontóloga Lais Amarante e ao secretário de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, secretário da Saúde na primeira gestão de Requião. Lais foi responsável pela implantação do Programa de Fluorização da Água. “Estou comovida com esta homenagem. Devo muito a este centro. Fiz meu primeiro curso de saúde pública aqui, em 1962. De lá para cá acompanhei o progresso e fico feliz em ver os resultados”, disse Lais.
Requião inaugura nova sede do Centro Profissionalizante da Secretaria da Saúde
Prédio tem dez salas de aula, laboratório de informática, consultórios dentários, laboratórios de prótese e análises clínicas, biblioteca e auditório
Publicação
22/03/2010 - 19:00
22/03/2010 - 19:00
Editoria