O governador Roberto Requião inaugurou nesta segunda-feira (23) a Escola Estadual Floripa Teixeira de Farias, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. “Investir em educação é obrigação de todo o governo sério”, afirmou Requião, que também confirmou um investimento de R$ 23,8 milhões que governo fará na construção de 18 novas escolas ainda em 2005. Ao todo, serão beneficiados 9.510 alunos no período diurno e 4.760 no noturno.
“São investimentos sobretudo que se estendem à melhoria salarial dos professores e aumento sensível de recursos gerais para educação. O Paraná investe 35% do orçamento estadual, um percentual acima do que previsto na Constituição – 25%”, assegurou.
Durante a solenidade, o governador também lançou o programa “Cancha Coberta”, que tem a finalidade de melhorar a infra-estrutura esportiva das escolas da rede pública. “Construiremos cobertura em mais de 200 canchas”, calculou ao adiantar que a primeira a receber a melhoria será a Escola Estadual Floripa Teixeira de Farias.
Para o prefeito de Almirante Tamandaré, Wilson Goisinki, quem ganha é a comunidade, que há 10 anos reivindica a construção de uma nova escola. A obra beneficia aproximadamente 720 alunos do ensino fundamental, com um investimento de R$ 860 mil para construção seis salas de aula, laboratórios de ciências e informática, sala multi-uso, biblioteca, quadra de esportes, casa do zelador, elevadores para portadores de necessidades especiais e demais dependências.
Goisinki citou também as ações do governo no programa “Leite das Crianças”, que atende mais de 3 mil famílias e o projeto de transporte coletivo que integra municípios da Região Metropolitana. A diretora da escola, Niva Costa Pereira Gefer, disse que a construção da escola é a realização de um sonho. “Há mais de 10 anos reivindicamos um espaço adequado para os nossos alunos. Já ministramos aulas em barracão de madeira e em lojas comerciais”.
Também estiveram presentes à solenidade os secretários Luiz Caron, de Obras Públicas; Edson Strapasson, para Assuntos da Região Metropolitana; e o coordenador do Procon, Algaci Túlio.