O governador Roberto Requião inaugurou nesta quarta-feira (20) as Bibliotecas Cidadãs Professora Silvia Bengosi Rodrigues, em Cambira, e Professora Raimunda Gusman Borges, em Marumbi (Norte do Paraná). “Estas bibliotecas são um salto na qualidade de vida da população. Queremos que cada criança destas regiões tenha acesso à cultura e educação. O Paraná tem hoje uma educação de qualidade, o nível das escolas do interior é o mesmo das grandes metrópoles. As unidades são uma porta que se abre ao conhecimento acumulado no mundo”, disse Requião.
O projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010, mais de 300 municípios em todo o Estado. Com a inauguração das unidades, agora são 84 os municípios que já receberam a Biblioteca Cidadã. “Se alguém tiver interesse em alguma área especifica do conhecimento humano, nós providenciaremos livros sobre o tema de interesse. Estas unidades abrem a perspectiva da população”, afirmou o governador.
A secretária de Cultura, Vera Mussi, acentuou que a biblioteca é uma ferramenta de cidadania e inclusão social. “A Biblioteca Cidadã trabalha o desenvolvimento social, intelectual e humano de uma forma completa. Cambira e Marumbi terão nestas unidades um espaço para aperfeiçoar seu conhecimento. Estes locais vão atender não apenas jovens estudantes, mas a comunidade como um todo”, disse.
“As unidades vão funcionar para que todos possam usufruir da estrutura oferecida. O orçamento previsto para cada Biblioteca é de R$ 312 mil. A edificação reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de 2 mil livros que contempla todos os gêneros literários com grandes autores da literatura nacional e estrangeira”, explicou Vera.
“Estamos felizes e motivados. A Biblioteca Cidadã vai diminuir as desigualdades de nosso município. Aqui todos os cidadãos terão acesso à informação e cultura. Eles estarão sintonizados, somente com o conhecimento é possível desenvolver e melhorar a sociedade”, disse a prefeita de Cambira Maria Neusa Rodrigues Bellini. A Biblioteca Cidadã Professora Silvia Bengosi Rodrigues tem um painel com o cipó cambira, uma planta abundante do município que originou o nome da cidade. A artista responsável é Maria da Glória Delgado.
Na Biblioteca Cidadã Professora Raimunda Gusman Borges, em Marumbi, o convidado foi o artista Flávio Leme de Aquino, que preparou um painel com o cotidiano da zona rural do município. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno. No município de Cambira, um ipê e uma muda do cipó cambira. Em Marumbi, será uma quaresmeira.
O prefeito de Marumbi, Adhemar Francisco Rejani, disse que o município tinha uma biblioteca provisória, funcionando em prédio emprestado. “O acervo era defasado, e não tínhamos condições de atender nossa população. A nova biblioteca vem ao encontro do que precisávamos e oportuniza acesso à cultura às pessoas que não têm condições de ter um computador ou comprar livros”, disse. Ele destacou outras parcerias com o Governo do Paraná, que possibilitaram a construção de 171 casas populares, de uma Clínica da Mulher e da Criança, quadras cobertas em colégios, a reforma da escola municipal e a recuperação do asfalto nas estradas que ligam as cidades da região.
“Quero ser a primeira a emprestar os livros do Harry Potter. Adoro ler e quero aproveitar muito a estrutura desta biblioteca. Achei tudo muito legal. Quero aprender a usar a internet. Minha mãe diz que a internet é uma grande ferramenta de conhecimento”, disse a estudante Heloísa Pereira, 10 anos, do município de Cambira.
A comerciante Vanilza da Silva disse que a biblioteca é um dos melhores presentes que o município recebeu. “É um espaço lindo, representa progresso para nossa cidade. Minha filha de três anos vai começar a estudar este ano, e tenho certeza que o material disponibilizado aqui vai ajudar e muito na sua formação. Como mãe posso dizer que estou muito feliz”, afirmou Vanilza.
Criada em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, a Biblioteca Cidadã tem como objetivo oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.