O governador Roberto Requião inaugurou na tarde desta sexta-feira (30), em Sapopema (Norte Pioneiro), novas unidades da Biblioteca Cidadã e do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. “Estas obras vão garantir que uma mãe em Sapopema receba o mesmo atendimento de qualidade que uma mãe em Curitiba e que um jovem tenha acesso à internet na mesma velocidade e com um computador igual ao de outro jovem em qualquer cidade grande do Estado”, disse Requião. O Governo do Paraná vai construir 310 bibliotecas e 300 centros de saúde, até 2010.
Para a prefeita Vera Lúcia da Silva Golono, as entregas mostram a preocupação do Governo do Estado com todos os municípios paranaenses, sem priorizar cidades de grande porte ou depender de acordos político-partidários. Segundo ela, a cidade tem o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano da Região e os investimentos estaduais são essenciais para melhorar os índices de qualidade de vida e de desenvolvimento.
“É bom saber que este é um governo de todos os paranaenses, feito para atender as necessidades das pessoas. Estas obras são importantes para a qualidade de vida da nossa gente e evita que os moradores daqui tenham que ir para outros municípios em busca de tratamento para seus filhos, por exemplo”, afirmou a prefeita.
Durante a inauguração das obras, o governador Roberto Requião assegurou que o Governo Estadual auxiliará o município na manutenção dos serviços do Centro da Saúde da Mulher e da Criança. “Travamos um combate duro e decidido contra a mortalidade materna e infantil. Esta unidade é construída e equipada pelo Estado, além disso, contará com recursos do Estado para manter o funcionamento de qualidade que desejamos”, disse.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin, o objetivo dos Centros é descentralizar o atendimento. Ele lembrou que todas as unidades são equipadas com modernos aparelhos de ultrassonografia e têm ginecologistas, pediatras, dentistas e enfermeiros. “Este local está preparado para oferecer todo o acompanhamento pré-natal e garantir a saúde de mães e filhos. Para isso, conta com profissionais especializados e recebe equipamentos novos e modernos”, disse.
CULTURA - A Biblioteca Cidadã de Sapopema tem um acervo inicial de aproximadamente 2 mil livros e um telecentro, com cinco computadores e acesso à internet, além de espaço com aparelhos de televisão, vídeo e DVD. “A biblioteca ficará aberta à noite e também aos sábados e domingos. Assim, quem trabalha ou estuda pode utilizar todos os serviços e ter acesso a todo o conhecimento que precisa”, anunciou Requião.
A secretária de Estado de Cultura, Vera Mussi, fez um convite para que toda comunidade utilize o acervo da nova unidade. “Os moradores encontrarão aqui todos os gêneros literários e livros de grandes autores da literatura nacional e estrangeira”, ressaltou. “Se houver necessidade de alguma obra que não está contemplada entre as entregues, procure nossos funcionários ou a prefeitura e fazer o pedido. Esta solicitação será repassada para nossa Secretaria e enviaremos o livro o mais rápido possível”, completou.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Júlio César de Souza Araújo Filho, já foram entregues 77 Bibliotecas Cidadãs, ao custo médio de R$ 258 mil cada uma. “Mais 28 unidades estão prontas para inauguração, além de 40 em fase de construção e 165 aprovadas. A previsão é que 310 bibliotecas sejam entregues até o final de 2010”, relatou.
Para valorizar a cultura, o projeto das bibliotecas prevê a criação de um painel com imagens típicas de cada região e o plantio de árvores nativas no terreno. Em Sapopema, o painel do artista local, Luís Carlos Pedroso, retrata a economia local e a árvore é a palmeira imperial. A unidade faz uma homenagem à professora do Colégio Estadual da cidade, Sofia Guerreiro Abraão, morta em um acidente de ônibus.
EDUCAÇÃO - Requião e o deputado estadual, Luiz Cláudio Romanneli, anunciaram recursos para a construção da escola municipal de Sapopema, com recursos do Tesouro Estadual. As obras serão realizadas por meio de parceria entre Estado e município.