Requião entrega 8 tratores do Programa Trator Solidário na 40ª ExpoParanavaí

Até o fim do mês devem ser entregues 5 mil tratores a grupos de pequenos produtores da agricultura familiar
Publicação
19/03/2010 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Roberto Requião entregou, nesta sexta-feira (19), as chaves de oito tratores solidários em Paranavaí, Noroeste do Paraná, durante visita à 40a edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí. Com a entrega dos equipamentos, o Governo do Estado atinge a marca de 155 tratores solidários entregues só na região de Paranavaí. Em todo o Paraná já foram entregues mais de 4.500 veículos.
“Até o fim do ano, o governo deve entregar os 8 mil tratores, uma contribuição fantástica para o pequeno e médio produtor. Muitos agricultores quando adquirem o novo, devem comercializar o velho. Então, para cada cinco novos tratores, teremos mais dois que continuam trabalhando a terra, o que significa, no final das contas, 10 mil tratores aumentando a produção da agricultura familiar”, ressaltou o governador.
Segundo o vice-governador Orlando Pessuti, o trator de número 5 mil deve ser entregue em Londrina, na próxima semana. “Este é o programa do mesmo governo que na década de 90 equipava o produtor com equivalência em produto através do programa Panela Cheia. Esvaziaram a panela depois, mas nós voltamos com novo programa, para revitalizar os 13 colégios agrícolas que queriam fechar no governo que nos antecedeu e ainda criamos mais sete”, afirmou.
O programa tem como grande agente financiador o Banco do Brasil, com recursos do Pronaf e com a garantia da equivalência-produto, feita pelo Governo do Paraná. Além do Banco do Brasil, que financia 90% das operações, outros agentes como o BRDE/Sicredi, Cresil e a Agência de Fomento do Paraná contribuem com os financiamentos dos tratores. A Emater é a responsável pela elaboração dos projetos.
PRODUZIR MAIS - Para o agricultor Rubens Pacheco, a aquisição de um novo trator representa a queda, pela metade, do tempo que ele levava para preparar seus 58 hectares. “Antes eu demorava 20 dias, agora posso preparar a terra mais rápido, cuidar melhor e produzir mais”, disse. A opinião é compartilhada pelo produtor de Paranacity, Marcos Valdir Rodrigues que antes de ser beneficiado pelo programa, tinha apenas um trator para trabalhar em 24 hectares.
O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, lembrou que a região também foi beneficiada recentemente com convênio que garante bom preço ao produtor de leite. “Além dos 170 mil litros que adquirimos dos produtores locais para o programa Leite das Crianças, compramos mais 30 mil litros/mês para a merenda escolar e penitenciárias, o que garantiu preço ao produto vendido pelo produtor local”, salientou.
DRENAGEM DE RIO - O governador assinou ainda a Ordem de Serviço no valor de R$ 300 mil para execução de serviços de drenagem no bairro Coloninha e no distrito de Sumaré. “O governador já foi prefeito e sabe das dificuldades que nós enfrentamos. Posso dizer que podemos contar com o governo em todas as situações difíceis que enfrentamos”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzeti ao lembrar que o convênio foi acertado após as fortes chuvas que atingiram o Estado. A cerimônia foi encerrada com entrega de uma homenagem ao governador Requião e ao vice Pessuti pelo presidente da Sociedade Rural, Gilberto Pratini. Também participaram da entrega o deputado estadual Teruo Kato e o deputado federal Rodrigo Rocha Loures.

GALERIA DE IMAGENS