Requião é homenageado por representantes da Fecomércio

A homenagem aconteceu na noite de quinta-feira (25) durante inauguração da nova escola do Senac em Campo Mourão
Publicação
25/03/2010 - 23:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes da Federação do Comércio do Paraná homenagearam nesta quinta-feira (25) o governador Roberto Requião durante inauguração da nova escola do Senac em Campo Mourão. O presidente do sistema Fecomercio Sesc Senac, Darci Piana, agradeceu ao governador pelas parcerias da administração estadual com o comércio paranaense que resultaram em avanços para o sistema de ensino do Senac. Piana agradeceu, ainda, a atenção especial do governador Requião com o setor, ao isentar e reduzir os impostos praticados pelas várias categorias de empresas do setor comercial.
Para Requião, esta é uma demonstração que o Paraná avançou de forma diferenciada. O governo do Estado optou por abrir mão da arrecadação de impostos da pequena e média empresa e os resultados estão beneficiando a todos com o aumento no consumo e serviços. Também isentou o imposto estadual das microempresas e reduziu o imposto das pequenas empresas. Além disso, reduziu as alíquotas de impostos de 95 mil produtos entre bens de consumo, que caíram de 28% e 18% para 12%.
Ainda como meio de transferência de renda da população para o consumo, Requião citou as políticas sociais do governo do Estado como a redução nas tarifas de energia elétrica, que se tornaram as mais baratas do Brasil, e a tarifa da água, de apenas R$ 5,00 para as famílias de baixa renda.
Ele lembrou aos empresários que medidas como essas contribuíram por aquecer o comércio e a indústria do Paraná, principalmente no ano passado quando o mundo passou por uma crise financeira muito grave. Ele salientou que a atenção aos mais pobres e mais necessitados é fundamental para o desenvolvimento, porque “só evoluiremos quando a evolução chegar para todos e o governo do Paraná está ao lado do empresariado criativo e que produz”. Porque sem renda não há consumo e não há como manter o ciclo virtuoso do desenvolvimento, disse.
O governador destacou a iniciativa do Senac que proporciona formação qualificada e complementa os investimentos feitos pelo empresariado e pelo governo do Estado porque ele dá condições para os empregados se prepararem melhor para o mercado de trabalho. “A escola do Senac de Campo Mourão é extraordinária para formação de mão de obra com mais qualificação técnica”, acrescentou.
Estavam presentes à inauguração da escola do Senac, o prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antonio de Oliveira Santos, o diretor-regional do Senac-PR, Vitor Salgado Monastier, entre outras autoridades.
Escola
ESCOLA DO SENAC - Moderno é uma estrutura com 4.000 metros quadrados de área construída e capacidade para receber 700 alunos por dia. A expectativa é que por ali passem cerca de 8.000 alunos por ano oriundos dos 25 municípios da Comcan – Associação dos Municípios de Campo Mourão.
Com investimentos de R$ 8 milhões, a cidade de Campo Mourão e a região passarão a contar com mais oportunidades de formação para o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, afirma Darci Piana. Com esta inauguração, segundo ele, o Sistema Fecomércio prossegue no cumprimento de sua missão, que é de dar condições para que o cidadão passe a ter empregabilidade, amplie seus conhecimentos e passe a competir com igualdade de condições e preparo no mercado de trabalho.
A unidade do Senac em Campo Mourão proporcionará capacitação profissional nas áreas de Gestão, Comércio, Comunicação, Moda, Beleza, Turismo, Hospitalidade, Conservação e Zeladoria, Saúde, Informática, Tecnologia Educacional, Gastronomia, Meio Ambiente, Artes, Design, Idiomas, Telecomunicações e Lazer.
Segundo Darci Piana, a nova escola substitui e amplia a antiga que estava deficitária. Com mais salas de aula, a carga horária de cursos também será ampliada para até 50 mil horas, numa variada programação de cursos, muitos deles gratuitos. O foco principal da escola será a capacitação profissional e habilitação técnica, incluindo ainda os cursos de aprendizagem, aperfeiçoamento e programas sócio-profissionais e culturais.
Em ambientes pedagógicos especializados, irá oferecer os cursos de Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Vendas e Técnico em Podologia. A área de informática também terá novidades. O Senac de Campo Mourão, com o apoio do Senac Maringá, se credenciou junto à Microsoft IT Academy e passará a desenvolver certificação e capacitação em parceria com uma das maiores empresas de informática do mundo.
Os empresários do comércio poderão capacitar seus funcionários através do Senac na Empresa, que desenvolve programas de educação corporativa personalizados e de acordo com as demandas de cada empresa. O CEP também irá oferecer cursos livres, de extensão universitária e de pós-graduação lato sensu a distância (EaD).
A escola atenderá também demandas sócio-econômicas no município. Por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferece cursos a custo zero, voltados para a qualificação e inclusão social de pessoas de baixa renda, irá disseminar a cidadania através do conhecimento e colocará pessoas mais preparadas no mercado. Implantado há um ano, o programa atendeu a 9.026 alunos no Paraná em 2009 e este ano irá ampliar ainda mais a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.

GALERIA DE IMAGENS