O governador Roberto Requião assistiu neste domingo (27) à noite, no Teatro Guaíra, Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), em Curitiba, o show musical “Nöel”, com as obras do cantor e compositor carioca Noel Rosa, e que teve a participação da atriz global Letícia Sabatella. O show fez parte do lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2008, promovida pelo Provopar Ação Social, que tem como meta arrecadar 180 toneladas de roupas e agasalhos.
Ao lado de sua mulher Maristela, diretora do Museu Oscar Niemeyer, e Lucia Arruda, presidente do Provopar, o governador fez questão de destacar o gesto de solidariedade da atriz, ao propor a realização do show para a arrecadação de agasalhos. “Este é um movimento de solidariedade e a participação da Letícia Sabatella foi muito bonita também. Ela organizou o espetáculo e a entrada é um, dois ou três agasalhos, que serão distribuídos para as pessoas mais pobres. O Provopar e a Letícia Sabatella dão um exemplo de solidariedade para Curitiba e o Paraná”, disse.
Lucia Arruda concorda com o governador Requião, mas destacou que esta solidariedade da atriz ocorre há mais de três anos, desde que decidiu ser a musa da Campanha do Agasalho sem nenhum ônus para o Provopar. “Esse ano, Letícia teve a idéia de organizar o show, com um grupo de Curitiba, em que ela também participa cantando músicas de Noel Rosa. A idéia foi dela e, como todos podem ver, é um sucesso”, disse Lucia.
A grande novidade na campanha do agasalho deste ano, segundo Lucia Arruda, é que as roupas doadas serão lavadas e consertadas quando estiverem danificadas. “Temos uma equipe que vai lavar e uma outra que vai consertar as roupas que estiverem danificadas. Vamos consertar, reformar e customizar, com um grupo de costureiras. E vamos aproveitar esse grupo para ensinar outras pessoas a usarem as máquinas, para formação de costureiras. Estamos juntando o útil ao agradável”, frisou.
SOLIDARIEDADE E TALENTO – Sobre a sua participação na campanha do agasalho, Letícia Sabatella disse que o que faz “ainda é muito pouco, diante do carinho do público”.
“Primeiro, faço tudo isso pelo prazer e alegria de poder estar em Curitiba, fazer uma campanha para pessoas queridas. Além do mais, posso contar com pessoas talentosas e com um trabalho muito legal, que mostra a obra de Noel Rosa. E juntar isso com aquilo que a música, a arte, podem fazer para esquentar os corações, as vidas, é muito bom”, acrescentou.
Quanto à experiência de subir ao palco para cantar ao invés de interpretar um papel, a atriz global afirmou que “nada é fácil. Mas tudo fica mais fácil com o tempo. Sempre se tem desafios pela frente, senão um desafio técnico, passa ser um desafio do ego, de estado de espírito, de você mesma, para estar digno de estar no palco e cantar. É preciso se reavaliar”.
Letícia disse que ficou feliz em poder subir ao palco para cantar as músicas de Noel Rosa. “Ele era legal por sua persistência. Ouvindo suas músicas, senti que elas falam de um estado de humanidade que é muito capcioso pela maneira como ele pega os sentimentos, as coisas da sociedade. Ele traduz sua experiência, quase de dramaturgicamente. Faz as pessoas experimentarem uma possível cena de realidade. Sempre trazendo uma reflexão interessante. Irônica mas com dor. Com amor, porque ele é generoso. Ele tinha alegria, mesmo tendo sofrido muito. Não foi fácil para ele fazer mais de 230 músicas. Meu namorado, Miguel Lunardi, fala que Noel Rosa lembra Nelson Rodrigues, como na música em que diz “quando morrer não quero choro nem vela, quero uma fita amarela gravada com o nome dela”, concluiu.
Confiança no Provopar – Ao ver o teatro completamente lotado, o produtor Márcio Juliano não escondia sua satisfação pelo sucesso da promoção, que arrecadou cerca de 1 tonelada de roupas e agasalhos.
“Isto tudo é muito legal, gratificante. Tive a felicidade de encontrar pessoas e artistas de muito talento que vieram somar a minha causa, que era esse show. Com isso ganhei muita coisa na minha vida artística e pessoal. Assim, quando surgiu a possibilidade de fazer essa campanha, fiquei feliz porque de uma maneira eu posso incentivar as pessoas a assistirem um trabalho cultural e, ao mesmo tempo, chamar a atenção e o olhar de todos para o trabalho do Provopar. Um trabalho que eu já conheço há tempo e que confio. Tenho certeza que os agasalhos recolhidos aqui vão chegar as pessoas que realmente precisam”.
Estiveram presentes ao show musical o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e sua mulher e vice-presidente do Provopar, Maria Olívia; o secretário de Comunicação Social, Airton Pisseti, o diretor-presidente da RTVE, Marcos Batista; a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Marisa Villela
Requião assiste ao show musical que abriu a Campanha do Agasalho 2008
O show fez parte do lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2008, promovida pelo Provopar Ação Social, que tem como meta arrecadar 180 toneladas de roupas e agasalhos
Publicação
28/04/2008 - 08:42
28/04/2008 - 08:42
Editoria