O governador Roberto Requião anunciou nesta sexta-feira (14) que as categorias de servidores públicos que ainda não foram contempladas com o aumento salarial estabelecido a partir de maio terão o reajuste pago ainda neste mês. A medida contempla os funcionários da ativa, aposentados e pensionistas – cerca de 108 mil servidores. Os reajustes variam de 3,14% a 30% e correspondem à correção da inflação do período compreendido entre o último reajuste que cada categoria obteve, na atual gestão, e todo o ano de 2006.
O aumento, conforme estabelece a lei de autoria do governo e sancionada por Roberto Requião em maio (lei 15.512/2007), fixa reposição salarial a todas as carreiras efetivas do Poder Executivo (estão de fora cargos em comissão, de regime especial e de estatais e empresas públicas). Já foram contemplados os professores do ensino básico (cerca de 100 mil docentes, entre ativos, aposentados e pensionistas) e do ensino superior (8,3 mil).
Agora, vão receber o aumento os servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo, (QPPE, ou “quadro geral”), os policiais civis e militares, peritos oficiais, delegados, procuradores do Estado, do quadro de advogados, auditores fiscais, funcionários das universidades e faculdades estaduais (exceto docentes), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O reajuste vai custar um acréscimo de R$ 12 milhões mensais na folha de pagamento de pessoal.
Gestão das finanças - Para a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, o pagamento do reajuste aos quadros que ainda não haviam sido contemplados, de uma vez só em setembro, é resultado de um extraordinário esforço e minucioso e responsável trabalho de gestão das finanças do Estado, por parte das pastas da Fazenda, Planejamento e Administração. E principalmente, salientou Maria Marta, devido à determinação do governador Requião em assegurar a reposição o mais breve possível. “É um compromisso pessoal do governador Requião.”
Ainda de acordo com a secretária, com a correção concluída e a fixação, na lei que institui os reajustes, da revisão anual dos vencimentos em todo o 1º de maio, a partir de 2008, o Paraná se firma numa posição de destaque no que diz respeito à política salarial do funcionalismo. “O Paraná está numa situação diferenciada em relação às demais unidades da federação”, observa Maria Marta, que é integrante da Junta Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).
BOX
Confira o índice por quadro de pessoal e a quantidade de beneficiados (da ativa, aposentados e pensionistas)
Quadro: Quadro Próprio do Poder Executivo
Número de servidores: 53.551
Índice de reajustes: 3,34%
Carreira: Policia Militar
Número de servidores: 31.826
Índice de reajustes: 4,82%
Quadro: Quadro Próprio da Policia Civil
Número de servidores: 5.709
Índice de reajuste: 4,82%
Quadro: Instituições de Ensino Superior (exceto docentes)
Número de servidores: 9.443
Índice de reajuste: 3,14%
Quadro: Iapar
Número de servidores: 1.187
Índice de reajuste: 3,24%
Quadro: Emater
Número de servidores: 1.137
Índice de reajuste: 3,24%
Quadro: Quadro Próprio dos Peritos Oficiais
Número de servidores: 439
Índice de reajustes: 7,90%
Quadro: Auditor Fiscal
Número de servidores: 3.199
Índice de reajuste: 7,90%
Quadro: Procurador do Estado
Número de servidores: 434
Índice de reajustes: 3,14%
Quadro: Advogados
Número de servidores: 386
Índice de reajuste: 30,29%
Quadro: Delegados
Número de servidores: 723
Índice de reajuste: 3,14%
Requião anuncia: reajuste salarial dos servidores começa a ser pago este mês
Os reajustes variam de 3,14% a 30% e correspondem à correção da inflação do período compreendido entre o último reajuste que cada categoria obteve, na atual gestão, e todo o ano de 2006
Publicação
14/09/2007 - 14:00
14/09/2007 - 14:00
Editoria