As presidentes municipais do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) participarão nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Rafain Expo Center, em Foz do Iguaçu, dos debates do Programa Paraná Alfabetizado. O objetivo do encontro é erradicar o analfabetismo no Estado do Paraná até o ano de 2010.
Segundo a presidente do Provopar Ação Social e organizadora da reunião, Lúcia Arruda, a participação das primeiras-damas é fundamental neste processo. “A erradicação do analfabetismo é uma das principais metas do atual governo. E esta reunião tem por objetivo expandir a ação de alfabetização nos municípios, mudando o perfil atual da educação no Estado”, disse. O encontro está inserido nas orientações do governador Roberto Requião de integração das ações das políticas públicas.
Os debates acontecem em paralelo a 7ª edição do Foz Hair Internacional, feira de cosméticos para a qual são aguardados cerca de 2 mil brasileiros, paraguaios e argentinos, e que neste ano abriu espaço para o artesanato paranaense.
Serão expostos peças do artesanatos de diversas regiões do estado, que fazem parte do Programa Arte Nossa, do Provopar Estadual. Produtos como do artesão Francisco Rosa dos Santos que confecciona Bonecos Cata-vento e exporta para diversos países da Europa.
Feira - No estande do Provopar serão expostos produtos como caixas de chá e de utilidades revestidas com palha de trigo, que usa a técnica lapianka da cultura polonesa; panelas de barro, confeccionadas pela artesã Marlei Muniz de Oliveira, que atingem a temperatura de até 1.200 graus; travessas e pratos em argila da comunidade de Guaraqueçaba; relógios, bandejas e kits de escritórios em marchetaria e produtos caseiros como geléias e sucos naturais confeccionados pelo Mosteiro Beneditino; balas de banana e bananas passas de Morretes.
“Todos os produtos estarão à venda com preços diretos do artesão”, afirmou Lúcia Arruda”. Segundo ela, o Foz Hair é uma ótima oportunidade de divulgar e comercializar artesanatos de qualidade, proporcionando aos artesãos, novos mercados e melhoria na sua geração de renda.
“A presença do programa Arte Nossa, do Provopar, demonstra a preocupação do evento não é só com a beleza externa, mas também com o conhecimento”, disse o presidente do Foz Hair, Jackson Silva. A feira conta com 50 expositores que apresentarão os principais lançamentos de produtos e serviços do setor de cosméticos. Além dos profissionais da área da beleza, o evento também estará aberto a interessados nas novidades da área.
Programação
Dia 11
Das 9h30 às 12h30: Encontro do Programa Paraná Alfabetizado
9h: Abertura oficial da feira e exposições Arte Nossa e Nandeva – Artesanato Três Fronteiras.
Inscrições abertas pelo telefone (045) 3028-0038/9125-4801. Mais informações pelo site www.fozhair.com.br ou no Provopar Estadual (041) 32341118, com Iva Sandra, coordenadora de Assistência Social.