O trabalho da Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, tem chamado a atenção de outros Estados. Nesta sexta-feira (25) a instituição paranaense recebeu a visita de duas representantes da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, que vieram conhecer de perto as instalações e as atividades desenvolvidas no Paraná.
De acordo com a diretora da Superintendência de Apoio Técnico, Maria Auxiliadora Salles Gonçalves, a ouvidoria mineira foi criada em 2004 e está em período de estruturação. Assim, sua equipe está pesquisando as ações feitas por outras localidades. Ela conta que essas informações vão auxiliar na criação de um sistema de atendimento próprio.
Durante a visita, ela e sua colega conheceram a estrutura da Secretaria e as suas coordenadorias (Corregedoria, Políticas Públicas e Ouvidoria). No setor de atendimento, viram como é feito o serviço de recepção das demandas da população. Também foi apresentado o programa OUV. O software é utilizado no encaminhamento e controle das solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios feitos pelos cidadãos. Foram mostradas todas as possibilidades do sistema, como as ferramentas para envio de mensagens – tanto para os outros órgãos do Poder Executivo do Estado, como para os cidadãos – e obtenção de relatórios estatísticos, entre outros.
“O sistema paranaense é bem projetado e atende ao fluxo dos atendimentos realizados pelo órgão”, comentou Carla Virginia Justiniano Lemos, diretora de Análise, Estatística e Informação da Ouvidoria de Minas Gerais.
Exemplo – O Paraná é pioneiro no ramo de ouvidorias públicas. Em 1991, durante o mandato do governador Roberto Requião, foi criada a primeira ouvidoria estadual. No início da atual gestão, em 2003, foi instalada a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, que também abriga outras coordenadorias voltadas à busca por uma maior eficiência nas ações da administração paranaense.
O trabalho da secretaria tem sido exemplo para outros estados. Alguns deles até utilizam programas de encaminhamento adaptados do OUV, como o Ceará e a Bahia.
Representantes da Ouvidoria de Minas Gerais visitam a instituição do Paraná
Trabalhos desenvolvidos pela Ouvidoria Geral do Estado e o sistema de encaminhamento e controle das demandas da população têm chamado a atenção de outros Estados
Publicação
25/11/2005 - 17:01
25/11/2005 - 17:01
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