Referência internacional no uso e desenvolvimento de software livre, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) tem recebido, com freqüência, a visita de representantes governamentais de vários estados brasileiros e de outros países, interessados em conhecer as tecnologias de informação e comunicação desenvolvidas pela empresa. Com este objetivo, estão em Curitiba, desde terça-feira (10), o vice-ministro de Economia Solidária da Colômbia, Abraham Rubio Quiroga, e a representante da Fundação Social Humano daquele país, Maria Patrícia Garcia Moncada.
Depois de se reunirem com o presidente da Celepar, Marcos Mazoni, os representantes colombianos participam nesta quarta-feira (11) de várias reuniões com diretores e técnicos da empresa, para estudar formas de cooperação técnica entre os governos do Paraná e da Colômbia na área da tecnologia da informação. De Curitiba eles seguem para Porto Alegre, onde farão palestras no Fórum Internacional de Software Livre – FISL8, que inicia na quinta-feira (12).
Prefeitura de Piraí – Uma delegação da Prefeitura de Piraí (RJ) também encontra-se em visita à Celepar, até esta quarta-feira. Os técnicos Leonardo Rosa, Osni Augusto Souza da Silva e Fábio Marcelo de Souza e Silva vieram conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Celepar para o Portal Dia-a-Dia Educação, da Secretaria da Educação, o Programa de Inclusão Digital – Telecentros Paranavegar, os sistemas de geoprocessamento e o funcionamento do sistema Xoops (eXtensible Object Oriented), desenvolvido em software livre para a criação de comunidades virtuais, portais, sites de notícias, intranets ou weblogs, de pequena a grande escala. Este sistema já é largamente utilizado pelo governo do Paraná para o desenvolvimento de seus sítios na internet.
Representantes da Colômbia conhecem tecnologias desenvolvidas pela Celepar
A empresa paranaense tornou-se referêncial no uso e desenvolvimento de software livre e tem atraído o interesse de diversos estados brasileiros e países latinoamericanos
Publicação
11/04/2007 - 10:29
11/04/2007 - 10:29
Editoria