O representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Prem Warrior, esteve nesta terça-feira (3) no Iapar, onde foi recepcionado pelo diretor técnico-científico adjunto, Tiago Pellini, acompanhado pelos pesquisadores Ademir Calegari, Augusto Guilherme de Araújo, Francisco Skora Neto, Ruy Casão Junior e Adelar Motter, da área de difusão de tecnologia.
A visita faz parte de uma extensa programação organizada pela pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, a ser cumprida nesta primeira semana de março por Warrior, em Londrina, Curitiba e Brasília. O interesse do representante da fundação é o de identificar instituições que possam atuar como parceiras na difusão de tecnologia agrícola para pequenos agricultores na África, visando à melhoria de renda e disponibilidade de alimentos.
A atuação da Bill & Melinda Gates, considerada a maior fundação de caridade do mundo, tem grande ênfase no melhoramento das condições de saúde (pólio, malária e aids), mas há dois anos iniciou o planejamento de atividades de fortalecimento da agricultura como forma de redução da pobreza no continente africano.
Pesquisa e desenvolvimento – Na visita ao Iapar, Warrior conheceu a infraestrutura, linhas de pesquisa e competências institucionais, apresentadas por Tiago Pellini. O pesquisador Ademir Calegari mostrou trabalhos de manejo e conservação do solo e rotação de culturas, além de experiências de colaboração do instituto em programas de transferência de tecnologia agrícola em países africanos, junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Augusto Guilherme de Araújo e Ruy Casão Junior, da área de engenharia agrícola, focaram no desenvolvimento de equipamentos e máquinas apropriados para pequenas propriedades e relataram a realização de workshop da FAO pelo Iapar, em 2008, sobre mecanização agrícola no Quênia e Tanzânia, envolvendo indústria, pesquisadores e agentes de governo.
Francisco Skora Neto apresentou trabalhos em manejo e controle de plantas invasoras, incluindo alternativas para sistemas agroecológicos sem uso de herbicidas, feitos na abrangência da unidade regional de pesquisa do Iapar, em Ponta Grossa. O representante da Fundação Bill & Melinda Gates ainda conheceu as instalações da sede do instituto e visitou a Estação Experimental de Londrina, para ver algumas atividades de pesquisa em campo.
Parcerias – Na avaliação de Prem Warrior, o instituto conta com grande experiência em pesquisa agrícola, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia e na participação em programas públicos voltados à conservação dos recursos e à melhoria da qualidade de vida dos agricultores, com foco no atendimento às pequenas propriedades e aos sistemas de produção familiares.
Tais ações têm semelhança com as prioridades de trabalho da fundação no programa intitulado “Fixação biológica de nitrogênio a trabalho dos pequenos agricultores familiares na África” – Putting nitrogen fixation to work for smallholder farmers in Africa (N2fixAfrica). O representante reiterou o interesse em estreitar relações e fazer parcerias para trabalhar em conjunto, encontrando na instituição e na experiência brasileira e paranaense uma importante referência de como atuar bem, de forma integrada e continuada, em favor do avanço da agricultura e dos agricultores.
“Precisamos difundir tecnologias disponíveis e viáveis técnica e economicamente na África e muito do que se desenvolve no Iapar é o que estamos procurando”, disse Warrior. De acordo com Pellini, a reunião teve por objetivo apresentar a experiência existente no instituto em temas sugeridos pela organização da visita e nos quais o Iapar e seus parceiros poderiam eventualmente contribuir, seja opinando sobre o planejamento das ações ou aportando conhecimento técnico ou metodológico ao programa.
Foto: a pesquisadora da Embrapa Soja Mariangela Hungria, o diretor técnico-científico adjunto do IAPAR, Tiago Pellini; o representante da Fundação Bill & Melinda Gates, Prem Warrior; e o pesquisador do instituto Francisco Skora Neto em visita a experimentos de campo do Iapar em Londrina.
Representante da Fundação Bill & Melinda Gates conhece ações do Iapar em agricultura conservacionista
Interesse do representante é o de identificar instituições que possam atuar como parceiras na tecnologia agrícola para pequenos agricultores na África
Publicação
06/03/2009 - 11:21
06/03/2009 - 11:21
Editoria