A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos quer garantir bons resultados com o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Paraná. Para isso, foi assinado nesta quarta feira (02), em Curitiba, o convênio que dá continuidade à campanha de recolhimento e reaproveitamento das embalagens vazias e prevê projetos de educação ambiental e capacitações para técnicos e agricultores.
O secretário Rasca Rodrigues comenta que os resultados foram positivos devido ao envolvimento de todos os setores. “Trabalhando constante e efetivamente junto com todos os elos do sistema (agricultores, fabricantes, cooperativas e poder público), temos garantido um dos melhores índices nacionais e até mesmo mundiais”, disse.
O convênio foi assinado entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e Fundação da UFPR (Funpar).
Para o presidente do Inpev, José César Rando, o acordo ressalta a importância de ações de educação ambiental. “O Inpev tem o papel de integração e gestão de todos os elos do projeto para o seu bom funcionamento e também na parte de tecnologia de reciclagem”, disse Rando.
A meta da parceria é chegar a 100% de reaproveitamento das embalagens utilizadas no estado. Atualmente o Paraná já tem um dos melhores índices de reciclagem desse tipo de material. São cerca de 97% das embalagens que já são destinadas corretamente, número que aproxima o Estado de países desenvolvidos, como a Alemanha.
“Em cada embalagem de agrotóxico há um pequeno foco de contaminação. Se cada agricultor não estivesse fazendo essa destinação correta com certeza o meio ambiente sofreria um enorme dano”, lembrou o coordenador de Recursos Hídricos e Ar, José Carlos Scroccaro.
EDUCAÇÂO - A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pela implementação da política de recolhimento, bem como do processo de orientação e elaboração de materiais informativos sobre como utilizar corretamente as embalagens e aprimorar as tecnologias existentes.
Como o projeto tem um viés educativo a Universidade Federal do Paraná contribui com a experiência de professores, alunos da graduação, pós-graduação e iniciação científica ligados à agricultura. O reitor Zaki Akel Sobrinho constata que a ação do projeto se dá através de uma mudança cultural, no meio ambiente e também na saúde do agricultor. “É a Universidade ligadas às questões práticas da sociedade”, acrescenta.
Participaram da cerimônia o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, o presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), José César Rando; o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria, José Carlos Scroccaro, o coordenador do projeto e técnico da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Ruy Muller, o diretor da Suderhsa, Antonio Calabo, e o diretor de programas da Fundação da UFPR (Funpar), Antonio Felipe Wouk.
Renovado convênio para recolhimento de embalagens de agrotóxicos no campo
O convênio com a Universidade Federal do Paraná, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e Fundação da UFPR vai dar continuidade à campanha de recolhimento e prevê projetos de educação ambiental e capacitações para técnicos e agricultores
Publicação
03/09/2009 - 15:40
03/09/2009 - 15:40
Editoria