Regina Pessuti reúne lideranças femininas da região de Cascavel

Vamos lançá-la na Escola de Governo do dia 26 de junho, disse a primeira-dama
Publicação
18/06/2010 - 19:00
Editoria
Lideranças femininas das regiões oeste e sudoeste do Estado estiveram nesta sexta-feira (18), em Cascavel, com a primeira-dama Regina Pessuti. As dirigentes falaram sobre a criação de projetos de cidadania, ações de combate à desigualdade de gênero na sociedade e políticas públicas de inclusão da mulher.
“A nossa principal proposta é a criação da Secretaria da Mulher. Ela será uma ferramenta importante para a criação de projetos e ações voltadas para a população feminina. Vamos lançá-la na Escola de Governo do dia 26 de junho”, disse.
Outro tema destacado por Regina foi a reestruturação do Conselho Regional da Mulher. Segundo a primeira-dama, cada macrorregião do Paraná terá 32 representantes – 16 governamentais e 16 representantes da sociedade civil organizada.
Regina defendeu direitos iguais em todos os setores. “O governo estuda criar um programa de capacitação de mulheres para a construção civil. Trata-se de uma área de grande demanda. Por que restringir este mercado apenas aos homens? Nós, mulheres, temos um olhar mais aguçado, somos mais detalhistas. Tenho certeza que faríamos um bom trabalho”, afirmou.
A primeira-dama também apresentou projetos para a área do Emprego e Trabalho. “Temos um projeto de microcrédito voltado a mulheres que desejam abrir um negócio. A idéia é que a mulher empreendedora tenha crédito para desenvolver sua própria atividade. O crédito oferecido será no valor de R$2 mil a R$ 10 mil e será viabilizado pela Agência de Fomento do Paraná”, afirmou.
“Na área ambiental estamos estudando um projeto de produção de bambu. Dessa matéria prima faz-se papel, móveis e laminados. A ação promoverá a geração de trabalho em diversas áreas, como mão-de-obra para plantio, manejo, industrialização, além de ser ambientalmente correto”, acrescentou Regina.
As líderes femininas discutiram a necessidade da criação de mais creches com maior disponibilidade de horários. “A mulher precisa de locais de confiança para deixar seus filhos. Conversamos com a Regina sobre a possibilidade de estabelecer novas parcerias para a execução de cursos profissionalizantes. A falta de capacitação torna as mulheres dependentes de seus maridos, não é isso que queremos”, disse a diretora da Associação Comercial de Cascavel, Margarida Carneiro.
“O programa de microcrédito para mulher é um dos temas mais interessantes discutidos nesta tarde. Vamos tirar as mulheres da informalidade e ajudá-las a construir uma vida com mais qualidade”, avaliou a presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial Empresarial de Três Barras (ACETB), Rosenilda Aparecida de Souza.
Para a primeira-dama de Marechal Cândido Rondon, Maria Cleonice Froehlich, a interiorização do governo do Paraná é um exemplo a seguir. “Para solucionar os problemas é necessário diálogo, e é isso que eles estão trazendo até nós. Estamos muito felizes com a participação ativa da primeira-dama nas questões de maior interesse aos municípios”, afirmou. Ela e outras 40 primeiras-damas participaram do encontro com Regina.

GALERIA DE IMAGENS