Regina Pessuti destaca atendimento do Hospital do Câncer de Londrina

A unidade filantrópica é referência estadual no tratamento de pacientes com câncer
Publicação
11/06/2010 - 13:00
Editoria
A primeira-dama Regina Pessuti visitou, nesta sexta-feira (11), as instalações do Hospital do Câncer de Londrina. A unidade filantrópica é referência estadual no tratamento da doença. “A equipe médica que compõe este hospital é o grande destaque da estrutura. Assim que entramos, notamos que o trabalho é feito com muito amor. Aqui temos a prova de que toda a sociedade deve estar envolvida com ações de solidariedade”, disse Regina.
O Governo do Paraná repassa mensalmente R$ 100 mil para custeio da unidade. O hospital possui 5 mil pacientes em tratamento. Mensalmente são realizados 20 mil atendimentos. “A unidade atende pacientes de 135 municípios paranaenses. Somos referência no tratamento do câncer para cinco regionais da saúde”, explicou a gestora de Ações Estratégicas da unidade, Mara Fernandes.
SOCIAL – O secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, lembrou que 94% dos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde. “O SUS têm dois princípios básicos: a gravidade e a universalidade. Existe um terceiro item muito importante, que nem todos os hospitais têm: o envolvimento social. Esta unidade é referência porque soma estes três princípios”, disse.
“O instituto é referência estadual, recebe pacientes de todas as regiões. Temos ajudado não somente com medicamentos, mas com o repasse mensal de recursos para custeio. Recentemente conseguimos, em Brasília, elevação do teto do SUS de Londrina para R$ 14 milhões ao ano, o que irá beneficiar diretamente os hospitais da cidade”, informou Moreira.
A coordenadora da Região Metropolitana de Curitiba, Elza Correia, destacou o compromisso do governo com a saúde pública. “Há sete anos que o Governo do Paraná trabalha para melhorar a qualidade do atendimento médico à população paranaense. Aqui na unidade temos um exemplo claro da importância do trabalho conjunto do estado com a sociedade. Além da estrutura física temos a alma deste hospital, que são os funcionários”, disse.
O presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, também participou da visita. “A unidade oferece um atendimento de primeira. Eu, que já sofri na pele o que é ter câncer, sei da importância de um bom acompanhamento para a recuperação desse mal”, disse.

GALERIA DE IMAGENS