Região de Maringá quer ampliar comercialização de hortigranjeiros

A Emater promove treinamento em técnicas de comercialização na Ceasa de Maringá nesta terça-feira (24)
Publicação
23/08/2010 - 10:48
Editoria
Engenheiros agrônomos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que atuam em 52 municípios das regiões de Maringá, Apucarana, Ivaiporã, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, Londrina, Santo Antônio da Platina e Umuarama reúnem-se para treinamento em técnicas de comercialização nesta terça-feira (24), na Central de Abastecimento de Maringá.
Segundo a gerente Suely Bertolo do Rego, a equipe da Emater mapeou as pequenas propriedades com produção de hortigranjeiros que já comercializam naquela Ceasa, e também o potencial de crescimento da atividade como opção de renda para a agricultura familiar. A unidade passou por reforma e ampliação no final do ano passado, totalizando investimentos de R$ 870 mil, provenientes dos governos federal, estadual, e próprios.
Além das obras gerais de melhoria, o Mercado do Produtor passou por ampliação, as vias de acesso foram recapeadas, foram construídas salas de descanso e novas instalações sanitárias.
Segundo Suely, os investimentos realizados apresentam como resultado uma crescente procura por produtores da região interessados em comercializar na Central , e o objetivo da empresa é dar apoio e facilitar o acesso.
Para o técnico regional da Emater, José Odair Mazia, o volume de comercialização desses agricultores familiares pode ser incrementado a partir de uma orientação direta. Isso facilitará o ingresso de novos produtores ao sistema de comercialização da Ceasa, que é acessível e de baixo custo ao produtor rural, disse.