Além de contribuir para a redução do preço de mais de 95 mil itens de consumo popular, a minirreforma tributária implantada em abril pelo Governo do Paraná tem contribuído para o processo de deflação também nos produtos não contemplados pela medida. Dados da rede Super Muffato, divulgados nesta sexta-feira (11), mostram que, na comparação entre agosto e julho deste ano, houve deflação de 0,83% na média de preços de todos os produtos.
“A minirreforma forçou o preço dos itens para baixo, compensando o aumento em outros produtos que não fazem parte da lei. Portanto, em média, estamos vendendo mais barato em relação a 2008”, afirmou o presidente da rede, Everton Muffato. “Sem a lei estadual, a inflação estaria entre 3% e 4% mais alta. Consequentemente, os preços para o consumidor também teriam aumentado”, afirmou.
A minirreforma estadual reduz de 25% ou 18% para 12% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente em mais de 95 mil itens de consumo popular, como produtos de higiene, eletrodomésticos e alimentos. Em todo o Paraná, houve, em média, queda de 0,71% nos preços dos produtos que fazem parte da lei estadual, conforme dados referentes ao acumulado de abril a agosto, divulgados na quinta-feira (10) pelo Ipardes.
Na comparação entre agosto deste ano e de 2008, a rede Super Muffato também apresentou deflação de 0,54% em todos os produtos. Os itens que mais contribuíram para a queda foram óleo, arroz, frango e carne, conforme apontou Muffato. “A minirreforma significa mais dinheiro na mão do consumidor e, portanto, mais consumo. Na época da Páscoa, por exemplo, quando houve queda no preço dos ovos de chocolate, as vendas subiram 20% em relação a 2008”, acrescentou.
PRODUTOS – A rede Condor também reduziu o preço dos produtos contemplados na minirreforma tributária – entre 6% e 8,5%, segundo o presidente Joanir Zonta. “Nos nossos supermercados, 6 mil produtos tiveram redução. Os preços estão, em média, 7,65% mais baixos”, disse. Segundo Zonta, produtos de plástico e alumínio (cabides, interruptores), louças e chocolates tiveram a maior redução de preços, quase 7%.
“A minirreforma aumenta o poder de compra do consumidor em função da redução dos preços e, consequentemente, cresce o consumo. Vendemos 11% mais em relação ao ano passado. Assim, podemos investir, por exemplo, na geração de empregos, que já está mais alta que no ano passado”, disse Zonta. “Estamos saindo de uma crise, e a minirreforma, aliada a redução do IPI incidente nos eletroeletrônicos, é fundamental”, avaliou.