O diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty, ministro Hadil da Rocha Vianna, vem ao Paraná nos dias 11 e 12 de dezembro para compatibilizar a agenda nacional do Itamaraty na área de Ciência e Tecnologia com a do Estado. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná (Erepar), ministro Sérgio Couri, durante a 6ª reunião da Rede Internacional do Paraná (RIP), em Curitiba.
“O Paraná é um Estado que está altamente mobilizado com as relações internacionais e dispõe de institutos de pesquisas, como o Lactec, o Tecpar, entre outros, que são referências e precisam aumentar a sua visibilidade e exposição”, afirmou o ministro, que fez pessoalmente o convite a Vianna. Segundo ele, primeiramente, o intuito é fazer com que ocorra um exercício de reflexão dessas possíveis parcerias para depois serem apresentadas as soluções.
Para o coordenador da RIP e secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul no Paraná (Codesul/PR), Santiago Gallo, o Paraná está sendo considerado modelo na cooperação internacional e o ministro responsável pela área de Ciência e Tecnologia precisa conhecer os projetos realizados no Estado. “Hoje o mais importante para melhorar a competitividade dos Estados é a inovação e a Ciência e Tecnologia. O objetivo é trazer recursos tecnológicos para setores básicos e importantes da economia paranaense”, declarou.
O encontro, que reuniu profissionais do setor público e privado que trabalham com relações internacionais no Estado, também abordou outros temas como a missão realizada na semana passada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior na região de Rhône-Alpes, na França; as inscrições para a missão empresarial brasileira à Pollutec Horizons 2007, em Paris; e o projeto Pólo de Comunicação Audiovisual do Mercosul, elaborado pela ONG OCA (Organização Culturarte) em conjunto com o Parque Tecnológico de Itaipu.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA – De acordo com a coordenadora da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Jackelyne Corrêa Veneza, a missão foi realizada entre os dias 15 e 19 de outubro deste ano e liderada pela secretária Lygia Pupatto. Também fizeram parte da delegação os reitores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste), Alcibíades Luiz Orlando; da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Sperandio; da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes; e o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), César Antonio Caggiano Santos.
“A missão foi realizada em várias localidades do departamento de Ensino Superior da região de Rhône-Alpes. Estivemos em universidades, laboratórios de pesquisa, incubadoras e pólos de competitividade da região”, contou Jackelyne. Segundo ela, essa é a região de maior desenvolvimento em ensino superior da França, onde estão concentradas as universidades com os melhores projetos, maior número de intercâmbio e com um grande reconhecimento de pesquisa.
“Para a Secretaria o resultado foi excelente. Nós tivemos uma programação extensa para conhecer e entender a metodologia de trabalho e os resultados já alcançados por aquela região. Isso trouxe para nós um fortalecimento na parceria e viabilidade de convênios de Estado e das nossas instituições estaduais”, completou ela ao anunciar que já está agendada uma missão do Ensino Superior de Rhône-Alpes ao Paraná no segundo semestre do ano que vem para conhecer um dos projetos de extensão do governo do Paraná, que é a Universidade Sem Fronteiras.
POLLUTEC – Analista de feira e Missões Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Janet Castanha Pacheco, foi outra participante da reunião da RIP e que falou sobre as informações sobre a Missão Empresarial Brasileira à Pollutec Horizons 2007, que será realizada entre os dias 25 de 30 de novembro deste ano em Paris, capital francesa. Segundo ela, o governador Roberto Requião participou no ano passado dessa, que é a maior e mais importante feira do meio ambiente.
Neste ano, o trabalho de inscrição para os empresários do setor está sendo coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CNI) e os interessados devem entrar em contato pelo (41) 3271-9105. “No ano passado o Paraná teve a maior delegação, com 44 pessoas e esse ano o objetivo é dar continuidade aos trabalhos”, disse Janet.
RIP – A Rede Internacional do Paraná, criada no início deste ano por representantes de entidades públicas e privadas, tem o objetivo de definir planos de ações na área de intercâmbios para a troca de tecnologia e cooperação técnica, além de promover parcerias nas áreas comerciais e culturais.
Nessa 6ª reunião, os integrantes também elaboraram uma carta de convite ao governador Roberto Requião para ser o presidente de honra da Rede. A data para a entrega da carta ainda será definida. “Da RIP surgiram vários projetos que já foram executados e outros que estão em andamento e o propósito está se cumprindo, que é a mobilização de apoio entre os integrantes da Rede”, falou o ministro Sergio Couri. De acordo com ele, além desse mutirão, o objetivo é fomentar parcerias para novos projetos visando o desenvolvimento paranaense.
Rede Internacional agenda visita de ministro ao Paraná
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pelo chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná (Erepar), ministro Sérgio Couri, durante a reunião da RIP em Curitiba
Publicação
24/10/2007 - 15:40
24/10/2007 - 15:40
Editoria