Recrutas do Corpo de Bombeiros treinam no Porto de Paranaguá

Terminal Público de Álcool do Porto serviu de cenário para o treinamento de combate a incêndios do grupo de novos recrutas do Corpo de Bombeiros do Litoral do Paraná.
Publicação
23/08/2010 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O grupo de 33 recrutas que atuarão no litoral, e que integram a turma de 400 novos soldados admitidos no último concurso público estadual, passou dois dias no Terminal Público de Álcool para o treinamento de combate a incêndios. De acordo com o instrutor do curso, Tenente Ezequiel Siqueira, o Terminal foi escolhido para os exercícios práticos dos recrutas, porque tem uma área aberta e estruturada, com disponibilidade de água em grande quantidade, necessária para este tipo de treinamento.
O Terminal Público de Álcool da Appa dispõe de um tanque com capacidade de 5.400 m³ só para o armazenamento de água. O tanque faz parte do sistema de prevenção e combate a incêndio do terminal, vistoriado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros de Paranaguá.
De acordo com o Tenente Douglas Martim Konflanz, coordenador do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar, a turma de recrutas permanece em treinamento até o dia 14 de janeiro. Ao todo, são 25 módulos, com diferentes disciplinas. “Os recrutas cumprem um cronograma com aulas teóricas e práticas. O treinamento em empresas do litoral, que será a área de atuação deles, os deixam mais familiarizados com a estrutura organizacional e de segurança para o caso de um sinistro que eles precisem atender”, disse.
Há cinco anos não havia admissão de novos grupos de recrutas ao Corpo de Bombeiros. Esta turma que está em formação trabalhará no 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente, que atende os municípios do litoral paranaense. Eles assistem aulas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, havendo ainda aulas esporádicas nos fins de semana e à noite.

GALERIA DE IMAGENS