Recesso escolar antecipa inscrição para o programa Jovens Embaixadores 2011

As inscrições estão abertas até o dia 5 de agosto, mas a Secretaria de Estado da Educação (SEED) orienta que sejam feitas até sexta-feira (16), em função do recesso escolar
Publicação
14/07/2010 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os alunos da rede pública estadual que quiserem participar do programa “Jovens Embaixadores” podem se inscrever até o dia 5 de agosto no endereço eletrônico www.diaadia.pr.gov.br/celem/. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) orienta, porém, que as inscrições sejam feitas até sexta-feira (16), em função do recesso escolar. O programa leva, no próximo ano, estudantes da rede pública brasileira aos Estados Unidos para conhecer como vivem os jovens de lá e também para fazer apresentações sobre o Brasil.
Para se inscrever no programa, o estudante deve cursar o ensino médio numa escola pública e ter idade entre 15 e 18 anos. O aluno deve ter também boa fluência em inglês, perfil de liderança e consciência cidadã. Os selecionados viajam em janeiro de 2011 para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Ficam hospedados em residências de famílias e frequentam aulas em uma high-school (escola de ensino médio).
Segundo Reginaldo Ferraz, coordenador do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Seed, é uma iniciativa que pretende valorizar a educação pública, transformando os “jovens embaixadores” em modelo para seus colegas e a comunidade, mas também proporcionar uma experiência única na formação desses alunos. “Além de aprimorar o nível de proficiência na língua inglesa, os participantes desenvolvem habilidades de liderança e cooperação, espírito crítico, autoconfiança, maturidade e flexibilidade no que diz respeito às diferenças”, ressalta.
PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES - Criado em 2002, o programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com instituições públicas e privadas. Nesta nona edição, serão escolhidos 35 jovens para fazer o intercâmbio, entre 7 e 28 de janeiro do ano que vem. Até hoje, 212 estudantes brasileiros já foram beneficiados, sendo nove paranaenses.
No ano passado, mais de 100 alunos paranaenses se inscreveram para participar do programa. Marina Dalmass, que cursa o ensino médio no Colégio Estadual Santa Bárbara, em Bituruna, foi uma das selecionadas para o intercâmbio Jovens Embaixadores 2010.
Marina conta que a experiência lhe proporcionou um novo olhar sobre o mundo. “Fui muito bem recebida pela família americana, pratiquei inglês, conheci escolas e universidades, participei de workshops e aprendi a me virar, andar com minhas próprias pernas”, explica.
Ela lembra como marcante a experiência de ter se encontrado com a primeira-dama Michelle Obama, na Casa Branca. “Conversamos com ela sobre educação e a importância de prestar serviços à comunidade”, diz. Na ocasião, Marina entregou à primeira-dama uma escultura de argila feita em Minas Gerais.
JOVENS EMBAIXADORES AMERICANOS - Em agosto desse ano, acontece a primeira visita de um grupo de Jovens Embaixadores Americanos ao Brasil. A programação será parecida com a dos Jovens Embaixadores Brasileiros. Os estudantes americanos serão recebidos por famílias brasileiras e desenvolverão diversas atividades. Alguns destes estudantes vêm ao Paraná, ficam em Curitiba de 5 a 7 de agosto e depois seguem para Guarapuava, pois é de lá a professora que viajou para os EUA com o Programa em janeiro deste ano. No dia 5 de agosto está agendado um encontro entre os Jovens Embaixadores Americanos e a secretária de Educação Yvelise Arco-Verde.

GALERIA DE IMAGENS