Diante do crescente aumento dos serviços oferecidos no site da Secretaria da Fazenda do Paraná, desde a implantação da Agência de Rendas Internet (AR.internet) - área de acesso restrito a sócios e contabilistas -, a Receita Estadual decidiu ampliar o horário de atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), implantado em julho de 2002.
O SAC presta atendimento nos telefones (41) 3350-5009 (Curitiba e região) e 0800 411528 (demais localidades). A partir de 1º de setembro (quinta-feira), passará a atender no horário das 7 às 19 horas. Atualmente, o serviço só inicia às 8 horas e, como há uma grande demanda antes, a Receita decidiu pela mudança do horário.
O atendimento compreende orientação de procedimentos, navegação no site da Secretaria da Fazenda, utilização da AR.internet e suporte aos softwares disponibilizados pela Receita Estadual.
No ano da inauguração, a quantidade de ligações mensais realizadas para o SAC era de 3 mil. Atualmente, com uma equipe formada por 12 atendentes, o SAC atende uma média mensal de 11 mil ligações, das quais 93% são resolvidas imediatamente e 7% resultam em registros de ocorrências que, em razão do assunto, são encaminhadas por meio eletrônico aos auditores fiscais.
As ocorrências são respondidas num prazo máximo de 48 horas, sendo que, na maior parte dos casos, os auditores esclarecem as dúvidas em menos de 24 horas. Posteriormente, o SAC, por amostragem, liga para o contribuinte para verificar se a dúvida foi esclarecida. É o controle de qualidade no atendimento da Receita Estadual.
Os assuntos com maior demanda são: débitos e parcelamentos do IPVA, alterações cadastrais, solicitação de AIDF, Inscrição Estadual e Baixa Simplificada, AR.internet e sítio da Secretaria da Fazenda, Certidão Negativa de Débitos, Legislação Tributária e Programa da GIA/ICMS.