Os trechos escolhidos pela prefeitura de Curitiba para instalar mais 45 radares registraram poucos acidentes no ano passado. Segundo estatística do Batalhão de Polícia de Trânsito, em 20 pontos escolhidos pelo Diretran, o índice de acidentes é zero e em 14, ocorreu apenas um acidente durante 2003. Essa estatística, para o conselheiro do Cetran – Conselho Estadual de Trânsito – Rogério Gonçalves Thomé, “indica um interesse arrecadatório na instalação dos aparelhos”.
Segundo Thomé, “com esses números, fica evidente que não foi realizado estudo prévio para definição dos pontos, o que torna os novos radares, no mínimo, suspeitos”. A prefeitura também não encaminhou estudo ao Cetran, para comprovar a necessidade desse tipo de equipamento nos locais onde foram instalados. O Cetran é responsável por coordenar as políticas de trânsito no Estado.
Os números absolutos registrados no BPTran também podem ser transformados em porcentagens se relacionados ao número de acidentes registrados em toda a via, na qual foi instalado o novo equipamento. Em 12 ruas o percentual de acidentes verificado no trecho, agora fiscalizado por radar, em relação ao número total registrado na mesma via, é menor que 3%. Isso sem contar os 20 pontos, nos quais o número de ocorrências do BPTran é nulo. Ou seja, em 71,11% dos trechos que receberam os novos radares, o índice de acidentes não supera os 3%, com relação aos registrados em toda a via.