A subestação Piraquara, que já está em operação, representa um importante reforço ao sistema elétrico que atende o município e localidades próximas, na Região Metropolitana de Curitiba. O empreendimento, que absorveu investimentos da ordem de R$ 10,6 milhões, duplicou a disponibilidade atual de eletricidade para consumo na região, beneficiando 13 mil consumidores. Com 30 MVA de potência de transformação, a nova subestação é alimentada por uma nova linha de transmissão, de 11,5 km de extensão, oriunda da subestação Quatro Barras.
Essa é a quarta subestação que a Companhia Paranaense de Energia (Copel) coloca em operação em apenas 10 meses. Juntas, as subestações de Piraquara, Rolândia, Posto Fiscal (em Paranaguá) e Santo Antônio do Sudoeste acresceram mais 264 MVA de energia desde a implantação do Plano de Obras, em setembro de 2007, informa Jaime de Oliveira Kuhn, Superintendente de Obras de Transmissão da Copel.
“Estamos em ritmo acelerado de trabalho e de investimentos para modernizar nosso sistema de energia elétrica de forma contínua e planejada, inclusive adotando novas tecnologias, para atender as metas do Estado”, afirma o superintendente.
Dentre os principais benefícios que a subestação Piraquara trouxe para a região destacam-se o atendimento a novos consumidores, a melhora significativa nos níveis de tensão e a maior qualidade no fornecimento de energia elétrica aos consumidores.
Até dezembro deste ano, a Copel deve entregar mais duas novas subestações: uma em Londrina, denominada Igapó (84 MVA) e outra em Sengés (42 MVA).