Quatro suspeitos são presos por desmatar área de proteção ambiental

Foram apreendidas duas motosserras e um caminhão, além de 4 metros cúbicos de lenha
Publicação
18/08/2010 - 15:10
Editoria
Três pessoas foram detidas e um adolescente foi apreendido pelo Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), por cortarem árvores exóticas (santa-bárbara) em áreas de proteção ambiental em Santa Helena, próximo a Foz do Iguaçu. A ação ocorreu terça-feira (17), durante patrulhamento na região do Lago de Itaipu.
Foram apreendidas duas motosserras e um caminhão, além de 4 metros cúbicos de lenha. “A presença da PM nesta área é fundamental para combatermos os crimes ambientais, assim como em todo o Estado”, diz o sargento Heleno Luciano de Lima, que participou da ocorrência. Os policiais patrulhavam na área de preservação permanente (APP), às margens do Lago de Itaipu, quando ouviram barulho produzido pelas motosserras utilizadas pelos suspeitos.
“As quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia de Santa Helena, pelos crimes ambientais de corte de árvore em APP e pelo crime de furto em razão da retirada das madeiras da área da União”, explica o sargento. De acordo com a Força Verde, as notificações aos suspeitos variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil.
O policial destaca ainda o que qualquer cidadão tem poder de contribuir com o trabalho da PM, denunciando crimes ambientais, pelo telefone 0800-643-0304. “É fundamental que as pessoas nos avisem sobre o que observam de errado. Não foi o caso desta ação em específico, mas isso ajuda em muito o trabalho da Força Verde”, disse.