As disputas da fase regional dos 23.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s) começaram na manhã deste sábado (20) e seguem até o próximo sábado (27), em sete sedes: Bandeirante, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Mandaguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. O interesse do público, atletas e dirigentes nesses locais pode ser medido pelo comparecimento na abertura em Santo Antônio do Sudoeste, na noite de sexta-feira (19), quando mais de 12 mil pessoas estiveram Estádio Eloy Alves dos Santos.
O Ginásio de Esportes Franciscão, em Cruzeiro do Oeste, no Noroeste do Estado, foi pequeno para comportar os atletas, dirigentes e o público em geral, assim como foram os outros locais nas demais sedes. Em Santo Antônio do Sudoeste, participam 124 equipes de 36 municípios e mais de 1.600 atletas. A média nas sete sedes é de 1.475 atletas disputando vagas para a fase final, de 25 de setembro a 4 de outubro, em Umuarama. Em Ivaiporã, na região central do Estado, está a maior concentração de atletas: quase 2 mil, formando 150 equipes.
Na fase regional estão sendo disputadas sete modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez, no feminino e masculino – no futebol só no masculino. Participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades com duas divisões como o basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei. As equipes da Divisão A vão direto para a fase final, como aquelas de divisão única (atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa), as exceções do vôlei de praia e xadrez. Também estão classificadas automaticamente as equipes da Divisão B de Umuarama, por ser sede da final.
Nas sete sedes participam da fase regional dos Jogos da Juventude 10.328 atletas defendendo 815 equipes nas modalidades em disputa. Esses são os que estão competindo no momento. Ainda falta a oitava sede, Castro, cuja disputa ficou para o período entre 19 e 27 de julho. Passam para a final os campeões de todas as modalidades e categorias das oito sedes. Alguns vices, principalmente do futsal e futebol, as modalidades com maior participação, também podem se classificar. Os confrontos são entre seleções dos municípios.
Abertura - Em Cruzeiro do Oeste, o show de abertura não ficou por conta apenas dos atletas (mais de 1.500, de 36 municípios), mas também das apresentações artísticas. A primeira foi da Escola Municipal de Educação Integral Rocha Bombo, com o Grupo Viva Som, o Coral Criança Feliz e o Grupo Companhia das Cordas.
A segunda apresentação foi do Grupo Sapatilhas de Ouro, que chegou ao ginásio em potentes motos, tudo lembrando os anos 60. Com a terceira apresentação, da Fanfarra Municipal de Cruzeiro do Oeste, o público deixou o local com disposição de sobras para prestigiar os jogos até o último dia de disputa. O restante do cerimonial de abertura, a exceção da entrada das delegações, foi muito rápido, bem ao gosto do público.
Na sessão dos discursos, apenas duas autoridades falaram. A primeira foi o coordenador técnico da regional, Newton Trindade Júnior, representando o Estado. “Não poderia deixar de citar o nome de Vanderlei Cordeiro de Lima, cidadão de Cruzeiro do Oeste, que conquistou o mundo através do atletismo. Esperamos que todos vocês tenham a garra desse grande atleta olímpico.”
O prefeito José Carlos Beker Oliveira e Silva, o Zeca do PT, desejou que os atletas e dirigentes tenham uma excelente estadia em seu municipio. “Desejamos que aqui vocês tenham momentos esportivos e de lazer. Acreditamos na capacidade de todos vocês e esperamos que mostrem isso através do esporte e estudo. Está declarada aberta a fase regional dos Jogos da Juventude em Cruzeiro do Oeste.”