Público pode visitar Museu Oscar Niemeyer neste feriado

O museu abrirá normalmente ao público, das 10h às 18h, nesta quinta-feira (11)
10/06/2009 - 18:00
O Museu Oscar Niemeyer abrirá normalmente ao público, das 10h às 18h, nesta quinta-feira (11). Além da exposição permanente de fotos e maquetes das principais obras do arquiteto que dá nome ao Museu, há outras sete importantes mostras em cartaz. A mostra “Paisagens – Entorno e Retorno”, procedente do México, está em seu último mês de exibição. A coleção mexicana reúne obras de mestres como Renoir, Van Gogh, Monet e Degas. Dos mestres estrangeiros aos ícones do Brasil, a mostra de Portinari retrata a obra do pintor que melhor traduziu o trabalhador brasileiro. São trabalhos que integram a Coleção Castro Maya, que foi um grande mecenas e amigo do artista. A programação conta ainda com acervos do Museu Oscar Niemeyer e da Fundação Cultural de Curitiba. PALESTRA – Na segunda-feira (15), a Ação Educativa do Museu promoverá palestra gratuita sobre a exposição Sérgio Fingermann – Elogios ao silêncio e outras fábulas. O público interessado poderá participar da atividade pela manhã ou pela tarde, das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30. A artista plástica Leila Pugnaloni irá “traduzir” o trabalho artístico de Fingermann, no qual utiliza a palavra e a imagem como elementos complementares. O crítico Juliano Garcia Pessanha afirma que a pintura de Sérgio Fingermann é atravessada por uma ambiguidade, pois nela coexistem a pintura narrativa e a pintura pictórica. “Ora olha-se a figura, ora olha-se a pintura. Essa movimentação impede a captura e a sedução da imagem narrativa. A excelência do pintor nos devolve ao presente em que percebemos que se trata do fazer de alguém, de um fazer pintura”. A palestra vai abordar esse fazer pintura, com texto e imagem. A exposição, uma das opções em cartaz, reúne uma série de pinturas, gravuras e desenhos recentes, realizados entre 2005 e 2009 pelo artista. As obras nasceram de uma proposta feita ao artista pelo maestro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), John Neschling, para que Fingermann pintasse as nove sinfonias de Beethoven, que deu origem a um conjunto maior de trabalhos. Nelas, ele explorou o silêncio como qualidade própria da pintura. Serviço Museu: Museu Oscar Niemeyer Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – CEP: 80530-230 Telefone: (41) 3350-4400 Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h Preços: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 estudantes (Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam)