O Provopar Ação Social está com inscrições abertas para a primeira edição do Prêmio Geração de Renda, edição 2007, que tem como objetivo contemplar os melhores projetos de geração de emprego e renda nos municípios que integram a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorp) e a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).
“Este prêmio busca resgatar o espírito cidadão renovador, criativo e fértil na ação social. Está lançado o desafio. O Provopar acredita que é possível fazer da ação social uma ação efetiva, intensa e verdadeira, que levem os municípios e as comunidades a pensarem numa sociedade transformada pela força da solidariedade e da oferta de oportunidade para todos, especialmente para os mais carentes”, disse Lucia Arruda, presidente do Provopar, nesta quarta-feira (25), ao anunciar a criação do concurso.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Provopar, na Alameda Dr Muricy, 950, em Curitiba, de 30 de abril até 30 de maio, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas. Elas também podem ser feitas por meio eletrônico: provopar@pr.gov.br. Os três melhores trabalhos receberão um prêmio no valor de R$ 30 mil cada.
Segundo Lucia Arruda, o concurso terá a duração de três meses, a contar do prazo final de inscrição, e contará com três etapas: elaboração do projeto, apresentação e implementação. A avaliação será feita por uma comissão de análise do próprio Provopar, composta por especialistas em programas de geração de renda. Já a comissão julgadora será formada por representantes do Provopar, Emater e das secretarias de Estado do Trabalho e da Educação.
“Os projetos inscritos deverão ser de entidades sem fins lucrativos e envolver no mínimo 20 pessoas”, alerta Lucia Arruda. “Além do mais – acrescenta – devem estar voltado às comunidades de pessoas excluídas, promovendo o aproveitamento de mão-de-obra e matéria-prima locais. Outro aspecto importante a ser destacado é que os recursos dos prêmios devem ser usados na aquisição de equipamentos ou para a capacitação das pessoas envolvidas na produção”.
A presidente do Provopar destacou que os projetos de geração de renda devem ser nas áreas de alimentação, artesanato e costura, e serem acompanhados de uma planilha de custos, além de uma pesquisa que comprove a demanda para a produção. “E o mais importante é que o município onde o projeto será executado ofereça espaço físico, para abrigar máquinas, equipamentos e as pessoas envolvidas na produção”, concluiu Lucia Arruda.
Participantes: Os municípios que integram as duas associações e que podem participar do concurso são: Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santo Antonio da Platina, São José da Boa Vista, Santana do Itararé, Sengés, Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz, Assaí, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Curiuva, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Rancho alegre, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Nova Santa Bárbara, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja e Uraí.
Serviço: Prêmio Geração de Renda – 2007
Inscrições: de 30 de abril a 30 de maio
Local: sede do Provopar – Alameda Dr Muricy, 950, Curitiba
Endereço eletrônico: provopar@pr.go.br
Informações: (41) 3234-1118