As primeiras-damas de 60 municípios do Paraná participaram nesta quarta-feira (4) em Curitiba de um encontro promovido pelo Provopar Ação Social, com o objetivo de mostrar suas instalações, projetos e ações, especialmente aquelas em parceria com o Governo do Estado. “Esta é uma oportunidade de conhecer de perto o Provopar e as ações que desenvolvemos em favor da geração de trabalho e renda”, afirmou Lucia Arruda, presidente do Provopar, durante o encontro, que teve início na sede do Provopar, de onde as participantes saíram para visitar a loja de artesanato no Largo da Ordem e a loja de produtos estrangeiros apreendidos.
Para a primeira-dama de Rio Negro, Neusa Heuko Swarowski, visitar a loja de artesanato do Provopar e encontrar peças de artesãos de seu município expostas foi um dos momentos importantes do encontro. “Prova a valorização que o Provopar dá ao pequeno artesão, não só de Curitiba e Região Metropolitana, mas também do interior do Estado. Na loja, vemos artesanato de todo o Paraná. A diversidade e as peças de excelente qualidade do nosso artesanato chamam a atenção de todos”, disse.
Silmara Bontorim Valério, de Nova Santa Bárbara, não encontrou produtos de seu município, mas deixou claro uma das primeiras providências que pretende adotar: dar total incentivo aos artesãos. “Acredito que em pouco tempo vamos estar expondo aqui também. Temos grandes talentos, principalmente na área do bordado, desenvolvido na escola e em nossos projetos sociais. O bordado se tornou fonte de renda para algumas famílias”, afirmou.
Depois de percorrerem as lojas de artesanato e de produtos estrangeiros, as primeiras-damas participaram de um almoço, com a presença do empresário João Arruda e do deputado Kielse Krisóstomo, além de representantes dos deputados Luiz Claudio Rolmanelli, Alexandre Curi, Teruo Kato, Antonio Anibelli e Waldyr Pugliesi.
Lucia Arruda fez questão de levar para o encontro com as primeiras-damas as mulheres que ocupam cargos importantes no Governo, como Ivanira Tereza Gavião Pinheiro, coordenadora do Procon; Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar; Sheila Marize Toledo Pereira, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba; Vera Santos, diretora do Patronato do Estado; Valderez Camargo da Silva, diretora da Penitenciária Feminina; Cinthia Maria Mattar Dias, diretora do Complexo Médico Penal; Angelina Romão Matiskei, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Seed; Iva Sandra de Morais, coordenadora de Ação Social do Provopar.
Em seguida, as primeiras-damas visitaram a Cozinha Comunitária da Creche São José, no bairro Cajuru. Em cinco anos, cerca de 300 mulheres participaram do curso de capacitação e 80 delas estão inseridas no mercado de trabalho. A creche atende cerca de 150 crianças.
Por último, Lucia Arruda fez a entrega de kombis para a Apae de Piên, representada pela presidente e vice do Provopar Municipal, Giseli Dranka e Jucélia Tureck, e para a Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Santa Isabel do Oeste, representada pela primeira-dama Elda Inês Buriol Brandelero.
Provopar promove encontro de primeiras-damas em Curitiba
Esposas de prefeitos conheceram as instalações, projetos e ações, especialmente aquelas em parceria com o Governo do Estado
Publicação
04/11/2009 - 20:01
04/11/2009 - 20:01
Editoria