Peças do artesanato e da arte popular do Paraná serão mostradas aos participantes da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2006, nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17), no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu. O evento é uma realização conjunta da Hidrelétrica Binacional Itaipu e do Governo do Estado, através da Celepar - Companhia de Informática do Paraná.
Iramar Diório Hermógenes, coordenador de artesanato do Provopar, informou que estarão em exposição mais de 400 peças de aproximadamente 40 artesãos. “Estamos levando para Foz do Iguaçu peças em palha de milho, cerâmica, marchetaria, fibra de bananeira e feitas com sucata de ferro. Tenho certeza que os participantes da feira de informática vão gostar e levar como lembrança peças de nosso artesanato”.
Segundo ele, esta é a última exposição que o Provopar participa em 2006. “Mas, o nosso trabalho não pára, porque estaremos logo em seguida iniciando os preparativos para participar da 12ª Feira Brasileira de Artesanato, que será realizada de 18 a 27 de janeiro, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte”.
No ano passado, o Provopar levou para Natal cerca de 6,5 mil peças de 234 artesãos de vários municípios paranaenses. “A maioria destas peças chamou a atenção do público visitante da feira, em especial os trabalhos feitos em palha de trigo, as flores de madeira, as caixinhas polonesas, as pessankas (ovos coloridos) e os cata-ventos de Francisco Rosa. Para a próxima edição da feira, vamos abrir espaço para novos artesãos e levar um numero maior de peças”, finalizou Iramar.