Depois de 17 anos fechada, a maternidade do Hospital São Francisco de Assis, em Jundiaí do Sul, a cerca de 100 quilômetros de Londrina, volta a reabrir suas portas. Os recursos necessários para a compra de equipamentos e readaptação do hospital foram repassados nesta quinta-feira (15) pela presidente do presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda.
A solenidade de entrega do cheque no valor de R$ 35 mil foi realizada no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, com a presença do deputado estadual Rafael Greca, do prefeito Joel Mariano Rauber, da presidente da APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância, Maria Anete Lima, da coordenadora de Assistência Social do Provopar, Ivã Sandra Morais, da secretária municipal de Educação, Silsa Godinho de Morais Keller, da médica Isabela Rodrigues, entre outros.
Segundo o deputado Rafael Greca, os recursos entregues pelo Provopar foram arrecadados em sua barraca de produtos importados apreendidos pela Receita Federal na 28ª edição da Festa da Ordem, em setembro último, em Curitiba. “Por ausência de serviço médico de parto e cesariana em cidades pequenas como Jundiaí do Sul já não nasce ninguém. Mas o Governo do Paraná está mudando esta triste realidade de cidades que não vêem nascer seus cidadãos”, disse.
O prefeito Joel Mariano Rauber disse que com o dinheiro repassado pelo Provopar pretende fazer as obras necessárias no Hospital São Francisco e “comprar os equipamentos necessários para fazer a maternidade funcionar de novo. Assim, sem a ajuda do Provopar, dificilmente conseguiríamos realizar este desejo de nossa comunidade”.
Ele revelou que as gestantes de Jundiaí do Sul são levadas para os hospitais dos municípios vizinhos para dar a luz. “Mas estamos mudando essa realidade. Logo, nossas crianças vão nascer aqui”.
Lucia Arruda disse que a saúde da população sempre mereceu uma atenção especial do Provopar. Ela lembrou que a instituição já repassou recursos para a reforma do Hospital Regional São Sebastião da Lapa, para o Hospital de Clinicas e Santa Casa, ambos de Curitiba, além de ter patrocinado dois programas de saúde bucal para Campo Largo e Quatro Barras. “Também estamos ajudando na campanha de combate ao câncer infantil, levantando recursos para a ampliação do Ambulatório Menino Jesus de Praga, que trata de crianças com neoplasia. Agora, deixamos registrada a presença do Provopar em Jundiaí do Sul, onde repassamos recursos para a reabertura da maternidade”, concluiu.