Com o apoio da Força Verde e do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), técnicos e voluntários do Provopar Ação Social levaram no último final de semana o programa “Paraná Criança Sorriso”, conhecido por “Bocão”, aos moradores de duas das principais ilhas do litoral do Paraná.
Assim que desembarcou na Ilha Rasas, a equipe foi recepcionada por um coral formado por alunos da escola estadual, vinculada ao Colégio Marcílio Dias, de Guaraqueçaba. Durante duas horas, as crianças participaram de palestras,brincadeiras e assistiram a peça teatral “Bocão e os vampiros do Paraná”.
Foram distribuídos 178 kits com escova, fio e creme dental, gibi do Bocão e “dentes” de vampiro para as crianças. Cerca de 150 adultos receberam escovas e creme dentais. Houve ainda a distribuição de barras de cereais a todos os participantes.
No período da tarde, a equipe do Provopar esteve na Ilha das Peças, onde o programa contou com a participação de150 crianças e 150 adultos. As palestras sobre a importância da saúde bucal foram ministradas em sala de aula por duas alunas voluntárias de odontologia da Universidade Tuiuti, de Curitiba. Em seguida, num palco improvisado no pátio da escola, houve nova apresentação da peça teatral e distribuição de kits, barra de cereal, escova e creme dental.
“O trabalho que realizanos nas ilhas foi gratificante, porque tivemos a oportunidade de levar informações e serviços para uma comunidade que vive distante. Vimos o quanto uma ação de poucas horas serviu para informar e até mesmo emocionar uma comunidade”, destacou a odontóloga Lariessa Ferreira, colaboradora do programa.
A presidente do Provopar, Lucia Arruda, informou que a próxima etapa do programa “Paraná Criança Sorriso” será realizada de 9 a 13 de junho em Umuarama. O programa Paraná Criança Sorriso foi lançado pelo Provopar em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, em 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação. Segundo Lúcia Arruda foi o ponto de partida para a construção de uma nova consciência em termos de saúde bucal e de exercício da cidadania. Desde então o “Bocão” foi estendido para outros municípios.