Depois de atender cerca de 2,8 mil crianças, de 6 a 12 anos, em Cerro Azul, no Vale da Ribeira, o Provopar Ação Social se prepara para duas novas etapas do programa “Paraná Criança Sorriso”, também conhecido por “Bocão”. A meta é atender 25 mil crianças dos municípios da região do Vale do Ribeira, considerada a de menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – do Paraná, até maio deste ano.
A nova fase do programa teve início no dia 13 de março em Adrianópolis, com o atendimento de 2 mil crianças. Na semana passada, em Cerro Azul, os alunos da rede pública de ensino passaram pelo chamado “circuito de saúde bucal”, onde através de palestras e aulas práticas – estas no “escovódromo” – aprenderam a manter os dentes limpos e saudáveis, com o uso de escova e fio dental.
Depois as crianças assistiram a peça teatral “Bocão e os Vampiros do Paraná”, que conta a estória de um vampiro que por falta de cuidado com os dentes passou a assaltar bancos de sangue. O esperto detetive “Bocão” consegue elucidar a onda de assaltos e com a ajuda de um dentista põe um ponto final no sofrimento do vampiro.
O sucesso da peça teatral foi tanto que o prefeito Dauto de Moura Costa pediu que fosse repetida para a população no período da noite. Calcula-se que um público de 500 pessoas esteve presente ao ginásio de esportes. As crianças que participaram do programa em Cerro Azul receberam gibi do “Bocão”, dentes de vampiro, pasta, escova e fio dental.
A próxima edição do programa será realizada nos dias 16, 17 e 18 deste mês na Associação Votorantin, em Rio Branco do Sul. A previsão é que 6 mil crianças sejam atendidas. Nos dias 19, 20 e 21, será a vez de Itaperuçu, onde é esperada a presença de 5 mil escolares. Em maio, serão atendidos os municípios de Doutor Ulysses e Tunas do Paraná.