Provopar lança a Campanha do Agasalho 2005


A festa de lançamento da Campanha foi marcada pelas homenagens a empresas e voluntários que contribuíram com as ações do Provopar
Publicação
02/06/2005 - 11:10
Editoria
O lançamento da Campanha do Agasalho 2005, que ocorreu em Curitiba na noite de terça-feira (31), teve como destaque a homenagem que o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) prestou às empresas e cidadãos solidários, que com seu trabalho voluntário contribuíram com as iniciativas da entidade nos últimos anos. Antes de entregar os cem troféus confeccionados pelo artista plástico João do Lixo, Lucia Arruda, presidente do Provopar, apresentou um vídeo institucional sobre a Campanha do Agasalho 2005 e sobre as atividades mantidas pelo programa. Lúcia destacou as cozinhas comunitárias, a Cooperfashion (uma cooperativa de confecção na cidade de Lidianópolis) e o Arte Nossa, que além de valorizar o artesão paranaense presta apoio às comunidades indígenas, trocando peças de artesanato por alimentos. “E isso impede que os índios abandonem as aldeias para trocar artesanato por bebidas alcoólicas. No Paraná, não existe índio passando fome”, contou a presidente do Programa. O Provopar também homenageou as atletas da Aginarc, campeãs brasileiras de ginástica rítmica. “O Provopar ajuda esse grupo de atletas no que tem sido possível, mas elas gostariam muito de encontrar um patrocinador para continuarem representando o Paraná”, disse Lucia Arruda, ao chamar para o palco do Canal da Música as mães das atletas, que através do trabalho comunitário levantam recursos para financiar o grupo. Em seguida, houve um desfile de modas com roupas feitas por João do Lixo, que aproveita cartões telefônicos, fitas de videocassete, tecido de guarda-chuva, latinhas, arames e muitos outros produtos extraídos do lixo. Campanha - O objetivo da Campanha do Agasalho, que é realizada todos os anos pouco antes do início do inverno, é arrecadar cobertores e agasalhos novos e usados, que são distribuídos posteriormente a entidades sociais. As doações podem ser entregues nos vários postos de coletas espalhados por Curitiba e interior do Estado. Para Lucia Arruda, presidente do Provopar, a expectativa é que a campanha deste ano supere em arrecadação a do ano passado, quando foram recolhidos junto à população mais de 107 toneladas de agasalhos e 40 mil cobertores. Com os agasalhos e cobertores arrecadados em 2004, o Provopar atendeu 311 instituições sociais e 264 municípios. “Este ano, tenho certeza que vamos ampliar o número de pessoas e entidades atendidas porque o paranaense tem demonstrado, através dos anos, que é um povo solidário e não deixará ninguém passando frio nesse inverno”, disse Lúcia.