A presidente do Provopar – Ação Social, Lúcia Arruda, inaugurou nesta quinta-feira (27) uma oficina de costura para dar apoio a um grupo de mulheres de Pontal do Paraná. “Fizemos um diagnóstico de todo o litoral para ver como desenvolveríamos projetos de geração de emprego e renda. A oficina de costura atendeu aos anseios destas mulheres, que tentam vencer, juntas, estes problemas”, disse.
A oficina tem oito máquinas profissionais doadas pelo Provopar e vai produzir inicialmente trajes e acessórios para o verão, além de fazer consertos rápidos de roupas. As doze costureiras, das 35 que deverão trabalhar na oficina, já estão treinadas para começar o trabalho.
Elas garantem que esta é a concretização de um sonho antigo. “Aqui no litoral a única opção de trabalho para as mulheres é o doméstico. Agora temos um caminho novo, que deve mudar nossas vidas e a de muitas outras mulheres para sempre”, disse Maria Renizeki, uma das costureiras.
Lúcia Arruda também participou em Pontal do Paraná da solenidade de abertura do encontro de órgãos governamentais e de entidades envolvidas no Projeto Verão. Ela garantiu que o Provopar vai continuar o trabalho de desenvolvimento da região e que deverá em breve inaugurar uma loja com produtos artesanais em Guaraqueçaba.