Mais uma cozinha industrial comunitária foi entregue nesta quinta-feira (11), no bairro Parolin, nas dependências da Igreja do Evangelho Quadrangular. O projeto das cozinhas comunitárias está sendo implantado por uma parceria entre o governo do Estado, Copel e do Programa do Voluntáriado Paranaense (Provopar). Os recursos utilizados são provenientes das doações feitas para o Fome Zero Paraná através das faturas de luz geradas pela Copel. As doações variam de R$1,00 a R$10,00.
Segundo a presidente do Provopar, Lúcia Arruda, “a visão do Provopar é de que Fome Zero é geração de renda”. “Na prática vamos dar trabalho para 25 mulheres, que vão nos ajudar a sustentar 50 famílias, e depois vai se fazendo um rodízio, a medida que as voluntárias tiverem uma formação e puderem até trabalhar fora da cozinha, elas vão sendo substituídas e vamos atendendo outras famílias”, informou.
A cozinha industrial comunitária vai produzir aproximadamente 100 unidades de bolo inglês por dia. A produção será comercializada na comunidade e nas lojas do Provopar, a exemplo da geléia que já é produzida em outra cozinha. “Foi maravilhoso”, comemorou a moradora Erondina Gonçalves, que será beneficiada pelo projeto. “Vai incentivar a comunidade a buscar alternativas de renda”, disse.
“É como abrir uma padaria no bairro”, salientou Lúcia. Segundo ela, em uma cozinha já inaugurada que produz biscoitos de polvilho, a comercialização está garantida; “Pois um super mercado próximo se propôs a comprar toda a produção”, informou.
Estiveram presentes além da presidente e funcionários do Provopar, o secretário da Educação, Maurício Requião.