O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) inaugurou uma cooperativa de confecção em Lidianópolis, região do Vale do Ivaí, Norte do Estado, na sexta-feira (23). As máquinas e o material necessário para a produção dos primeiros meses foram doados pelo Programa.
A cooperativa vai funcionar num barracão cedido pela prefeitura da cidade, com 60 pessoas que até então estavam desempregadas. A empresa em que elas trabalhavam tinha sido arrombada e todo o maquinário, roubado. Como o prejuízo foi grande o antigo proprietário fechou a empresa.
Para a criação e organização dessa cooperativa, o Provopar recebeu a ajuda de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A doutora em geociência, especialista em cooperativismo, Marlene Popp, a economista Graziela Belomo Zanardo e o advogado Fabiano Guardachome fizeram um trabalho voluntário de pesquisa, orientação e treinamento com os novos funcionários. Os primeiros meses da cooperativa serão acompanhado pelo Provopar que vai assessorá-la até que ela se torne auto-sustentável.
Esta é a primeira cooperativa de confecção a ser criada no Governo Roberto Requião. O projeto vai ao encontro do objetivo do Governo do Estado em gerar emprego e renda.