Os cerca de 1,3 mil participantes de mais de 50 países que estiveram no Fórum Global de Energias Renováveis, encerrado nesta quarta-feira (21), em Foz do Iguaçu puderam conhecer e adquirir peças do artesanato paranaense. O Provopar Ação Social montou um estande do programa “Arte Nossa” local do evento, onde expôs seis mil peças de 680 artistas paranaenses.
A vice-presidente do Provopar, Maria Olívia Samek, contou que o mais importante, além da grande procura pelos produtos, foi o convite que o Provopar recebeu para expor o trabalho dos artesãos paranaenses em Viena (república da Áustria).
“O Fórum nos deu a possibilidade de mostrar a beleza do artesanato do Paraná e de sermos convidados pela Embaixada de Viena a expor o trabalho dos nossos artistas naquele país”, afirmou a vice-presidente do provopar. Ela enfatizou que, as características do artesanato paranaense proporcionam a geração de renda a muitas famílias.
Duas peças de cada artesão cadastrado no programa ‘Arte Nossa’foram levadas ao Fórum de Energias Renováveis e, coincidência ou não, as peças mais procuradas foram os cata-ventos feitos em madeira.
No estande, os conferencistas também encontravam cestarias indígenas, do programa Artesanato que Alimenta, imãs de geladeira em pinhão, artesanato em purungos, caixas ucranianas, marchetaria polonesa, feitas com palha de trigo, pessânkas, tabuleiros de xadrez com peças em palha, entre outros trabalhos. A presidente do Provopar, Lúcia Arruda, também fez questão de prestigiar o evento para acompanhar os resultados do trabalho.
O Provopar mantém quatro lojas do programa “Arte Nossa”, como instrumento de divulgação do artesanato e arte popular do Paraná localizadas no Largo da Ordem (Curitiba), Aeroporto Internacional Afonso Pena (São José dos Pinhais), Parque Nacional de Vila Velha (Ponta Grossa) e no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu.
Provopar expõe trabalho de 680 artesãos no Fórum Global de Energias Renováveis
A presença do Provopar no Fórum Global de Energias Renováveis, encerrado nesta quarta-feira (21), em Foz do Iguaçu, rendeu convite para que a instituição exponha o trabalho dos artesãos paranaenses em Viena, na Áustria
Publicação
21/05/2008 - 18:10
21/05/2008 - 18:10
Editoria