A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, entregou na tarde desta sexta-feira (30) máquinas, equipamentos, roupas e cobertores para 58 entidades assistenciais e 14 hospitais de Curitiba e interior do Estado. A entrega aconteceu no barracão da instituição em Curitiba. Este é o primeiro grande repasse de roupas e cobertores doados pela população nos 820 postos de arrecadação instalados em Curitiba desde o início da Campanha do Agasalho 2008.
No total, foram entregues 2,3 mil cobertores para os hospitais Cajuru, Santa Casa, Trabalhador, Evangélico, Pequeno Príncipe, Victor Ferreira do Amaral, Adauto Botelho e de Clínicas (Curitiba), São Sebastião e São Vicente de Paulo (Lapa), Santa Casa (Colombo), Regional (Paranaguá), Atílio Talamini (São José dos Pinhais) e Municipal (Matinhos).
“Os atos dizem mais que palavras neste momento. Esse ano é para nós gratificante, porque entramos no sexto ano da Campanha do Agasalho tendo conquistado credibilidade junto à população do Paraná. Essa credibilidade é porque prestamos contas de tudo o que é arrecadado. Por causa disso, podemos dizer que a campanha está batendo todos os recordes de arrecadação”, afirmou Lucia Arruda ao dar início a solenidade de entrega.
A vice-presidente do Provopar, Maria Olívia Samek, agradeceu a todo o povo paranaense pelo sucesso da Campanha do Agasalho. “Este ano o Provopar inovou, porque as roupas, antes de serem repassadas para as instituições, são lavadas e consertadas. Tudo isso para atender à necessidade das pessoas mais carentes. Este é o nosso papel. Estamos satisfeitos com o andamento da campanha e esperamos continuar contando com o apoio de todos”, disse.
Em maquinários e equipamentos, o Provopar investiu cerca de R$ 55 mil para atender a entidades como o Clube de Mães, que confecciona roupas para doar às famílias carentes do município de Quarto Centenário (Oeste do Paraná). A entidade vai receber 5 máquinas de costura, para que possa ampliar a sua produção.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moreira Sales, Antonio Martinez Lamazale, a técnica agrícola da E,ater Solange Santos e o vice-prefeito, Daniel Pacor, receberam todos os equipamentos necessários para a montagem de uma padaria comunitária. “Nosso objetivo é servir café da manhã para 1,2 mil trabalhadores que atuam no corte da cana-de-açúcar em nosso município”, disse Lamazale. Segundo ele, a maioria dos trabalhadores vai trabalhar sem tomar café da manhã. “Este programa já funciona em outros municípios. Agora, com a ajuda do Provopar, vamos iniciar em Moreira Sales, inicialmente atendendo a 1,2 mil trabalhadores”, afirmou.
Para Eunice Zacharov, esposa do chefe da Representação do Paraná em Brasília, André Zacharov, e representante do Hospital Evangélico de Curitiba, os cobertores doados pelo Provopar chegam numa boa hora. “Temos uma dificuldade enorme em arrumar cobertores. Sempre que uma pessoa é operada, mesmo no verão, ela sente frio. No inverno precisamos de ter pelo menos dois cobertores por paciente. A doação feita pelo Provopar é extraordinária”.
A doação de fogão e forno industrial, freezer, despolpadeira e batedeira para o Provopar de Carlópolis (Norte do Paraná), possibilitará o funcionamento do Centro Municipal de Qualificação e Padronização de Alimentos, que tem como principal objetivo a qualificação e a inserção no mercado de trabalho.
A presidente do Provopar entregou à Sociedade Beneficente de Apoio ao Idoso de Cruzeiro do Oeste um cheque no valor de R$ 10 mil, para que a instituição reforme suas instalações. Foram contemplados ainda com máquinas e equipamentos o Provopar Municipal de Cerro Azul; a Associação dos Moradores e Amigos do Parque Presidente I, em Foz do Iguaçu; a Creche de Marabá, de Tuneiras do Oeste, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moreira Sales.
Também foram entregues 15 fardos de agasalhos e de 100 a 200 cobertores para 51 entidades e prefeituras. Foram atendidas as seguintes instituições: Acasa (Abatiá), Provopar (Adrianópolis), Prefeitura de Almirante Tamandaré, Provopar (Anahy), Apmi (Arapuã), Apmi (Araucária), Provopar (Barra do Jacaré), Prefeitura de Boa Ventura do São Roque, Provopar (Carlópolis), Prefeitura de Catanduvas, Secretaria de Ação Social (Corumbataí do Sul), Prefeitura de Curiúva, Provopar (Douradina), Prefeitura de Engenheiro Beltrão, Apmi (Flórida), Prefeitura de Goioxim, Provopar (Guaraniaçu), Provopar (Itambé), Provopar (Jaboti), Prefeitura de Jundiaí do Sul, Apmi (Maria Helena), Ancresmat (Matinhos), Serviço de Obras Sociais (Nossa Senhora das Graças), Casa da Criança (Nova Fátima), Prefeitura Pinhal de São Bento, Dikaion (Piraquara), Prefeitura de Planalto, Provopar (Quarto Centenário), Apmi (Querência do Norte), Prefeitura de Quitandinha, Apmi (Renascença), Prefeitura de Santa Izabel do Oeste, Prefeitura de Santa Lúcia, Clube de Mães da Vila Audi, Missão Apoio e Ampi (São José dos Pinhais), Provopar (Siqueira Campos), Provopar (Santo Antonio da Platina) e Provopar (Terra Rica).
Onze instituições de Curitiba também receberam roupas e agasalhos: Associação dos Moradores e Amigos da Vila Solitude II, Fundação Esperança, Clube de Mães da Vila Camargo, Clube de Mães do Parque Nacional Elo da Paz, Associação de Moradores da Vila Ivaí, Clube de Mães da Vila Leão, Associação dos Moradores das Moradias Reno, Associação dos Moradores do Marumbi II e Associação dos Moradores do Conjunto Marumbi I.