A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, e a coordenadora de Ação Social, Iva Sandra de Morais, fizeram nesta terça-feira (23) à tarde a entrega de cobertores para três entidades assistenciais na periferia de Curitiba. “Fizemos questão de ir pessoalmente a estas instituições, para conhecer de perto a realidade de cada uma delas. E o que constatamos é que elas estão desamparadas, dependendo única e exclusivamente das contribuições da comunidade”, afirmou Lucia Arruda. “O Provopar tem procurado fazer doações para as entidades, igrejas, associações de bairros e escolas, que repassam as roupas e os agasalhos para quem realmente precisa”, completou.
É o caso da Casa de Apoio Mãe Solidária da Criança do Bairro Uberaba. A entidade atende 65 crianças, de 2 a 8 anos, a maioria no contra turno escolar. Edelvina Góis Ramos, presidente da instituição, disse que os 50 cobertores doados pelo Provopar serão entregues para os pais das crianças. “A maioria ganha a vida como catador de papel. Não fosse a ajuda do Provopar, não teríamos como socorrê-los neste inverno”, disse.
Na visita que fez à Casa de Apoio Pequeninos de Cristo, também no bairro Uberaba, a presidente do Provopar ficou impressionada com o esforço de Leni da Silva Berger e das quatro voluntárias que lutam para manter a associação. São atendidas 55 crianças, de 2 a 12 anos. A sede da associação é pequena. Faltam equipamentos adequados. “O nosso fogão está em péssimo estado”, lamentou Leni. Lucia Arruda liberou um novo fogão industrial para a associação e garantiu que o Provopar será parceiro em novas ações. “Não vamos deixar esta entidade desamparada. Temos aqui mais de 50 crianças que dependem deste espaço”, disse.
Leni também afirma que a ajuda do Provopar chegou numa boa hora. “Hoje mesmo, uma senhora de idade, avó de uma de nossas crianças, esteve aqui para pedir cobertor. Agora vamos poder ajudá-la e também a outras pessoas de nossa comunidade. Estamos felizes com esta doação”, disse. Por último, Lucia Arruda e Iva Sandra repassaram 50 cobertores para Salmir Soares Junior, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Marumbi I.