O Provopar Ação Social entregou, nesta quinta-feira (14) à noite, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, certificados para as empresas e os cidadãos solidários, que, durante 2005 e 2006, contribuíram para o desenvolvimento dos diversos programas mantidos pela instituição. “Hoje, é dia de agradecer a todos que ajudaram o Provopar nos últimos anos. Este certificado é o reconhecimento da importância de cada voluntário para o sucesso de nossos programas”, disse a presidente do Provopar Lucia Arruda.
Recentemente, o Provopar conquistou o prêmio “Top Of Mind”, como a marca mais lembrada pelos paranaenses entre as empresas e instituições mais preocupadas com os problemas sociais do Estado. “Este prêmio é de todos vocês”, acrescentou Lucia Arruda.
A solenidade contou com a presença da presidente do Provopar, Lucia Arruda, das diretoras e voluntárias Lindomar Quintana, Nadja Garcez Herrera, Flora Demiate e Márcia Drehmer de Mello e Silva, do secretário estadual de Comunicação Social, Airton Pisseti, do secretário de Educação, Mauricio Requião, da presidente da Cohapar, Rosângela Curra, e do superintendente de Relações com a Comunidade da Cohapar, João José de Arruda Júnior.
A presidente do Provopar lembrou que as principais atividades da instituição nos últimos anos deram prioridade aos projetos de geração de renda. “Provamos que, com poucos recursos, aqueles que a população nos doa na conta de luz, foi possível criar as cooperativas de produção e de reciclagem de lixo, as cozinhas e padarias comunitárias, as oficinas de costuras e tantas outras ações de geração de renda”, descreveu.
Outro importante programa citado por Lucia Arruda foi o “Artesanato que Alimenta”, que trouxe de volta às aldeias indígenas do Paraná a prática do escambo, proporcionando a troca de peças de artesanato por cestas básicas doadas pelo Grupo Wall Mart, também homenageado pelo Programa do Voluntariado Paranaense.
O diretor de Recursos Humanos da Renault, Carlos Magni, disse que o certificado entregue pelo Provopar simboliza mais um ano de trabalho bem feito no âmbito social. “Temos um parceiro privilegiado que é o Provopar, que realmente se preocupa com a comunidade e com a geração de renda. A Renault e seus colaboradores contribuem com este trabalho. Essa parceria continua em 2007 e, se tudo correr bem, por muito mais tempo”, declarou.
Além da Renault, Lucia Arruda comandou a entrega de certificados para 49 cidadãos e 119 empresas solidárias, entre as quais o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana, que foi decisivo para o sucesso das campanhas do agasalho e de sobras de costuras. “Estamos homenageando desde o pequeno empresário até as grandes empresas, sem os quais não teríamos alcançado nossos objetivos”, destacou a presidente do Provopar.
Show e coquetel – Antes da entrega dos certificados, as diretoras do Provopar foram homenageadas pelos funcionários da instituição. “Ao contrário do que todo mundo pensa, elas não recebem salários. Fazem trabalho voluntário e merecem receber o certificado”, argumentou Iva Sandra Morais, coordenadora de Ação Social, ao falar em nome de todo o corpo funcional do Provopar.
Em seguida, houve a apresentação da Orquestra de Viola de Cascavel. E, por último, foi servido coquetel aos convidados. Tudo muito bem organizado por Ilse Lambach e Dado Dantas. O coquetel foi animado pela música de Iramar e Edvan, funcionários do Provopar.