A participação do Provopar Ação Social no Espaço Brasil foi considerada além das expectativas na avaliação de sua presidente, Lucia Arruda, ao anunciar na última segunda-feira (15) o encerramento das atividades do Paraná no Carreau du Temple, em Paris.
“Os produtos orgânicos do Paraná, como geléias, chás, banana passa, conservas salgadas, foram bastante apreciados pelos franceses, abrindo-se uma porta para futuros negócios entre os nossos produtores e os importadores daquele país”, disse Lucia Arruda, que fez questão de destacar ainda o grande sucesso da arte popular, do artesanato, das exposições de arte contemporânea, fotografias e literatura, bem como dos shows com o Grupo Fato, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira e o Grupo Três no Choro.
Segundo ela, o Provopar levou para a “Semana do Paraná na França” cerca de 1.330 peças de artesanato e arte popular feitos de madeira, palha de milho, cerâmica, papel machê, vidro, argila, lã de carneiro, sucatas e recicláveis. As vendas renderam € 10 mil, algo em torno de R$ 30 mil, a ser revertido para os artesãos proprietários das peças vendidas aos franceses.
Em contato com franceses e europeus que visitaram o estande do Provopar, Lucia Arruda sentiu que muitos deles ficaram maravilhados com o Paraná e manifestaram desejo em conhecer o Estado. “Além de divulgar nossos produtos, a amostra deve estimular o turismo nos próximos anos. Ao mesmo tempo, os brasileiros que moram na França e Europa, ao visitaram o “Espaço Paraná” puderam “matar” saudades do Brasil. Por tudo isso, podemos assegurar que a participação do Paraná foi sucesso em todos os aspectos”, finalizou.
Provopar encerra exposição de artesanato na França
Arte popular, artesanato, exposições de arte contemporânea, fotografias e literatura, e os shows com o Grupo Fato, a Orquestra Paranaense de Viola Caipira e o Grupo Três no Choro agradaram em cheio aos franceses
Publicação
16/08/2005 - 15:52
16/08/2005 - 15:52
Editoria