O Provopar Ação Social e o Shopping Curitiba enviaram nesta quarta-feira (2) cerca de 1,5 mil brinquedos para crianças do litoral do Paraná. Os brinquedos foram arrecadados durante 20 dias através de dez árvores de natal colocadas estrategicamente nos corredores do shopping, com o objetivo de levar alegria e presentes para 10 mil crianças carentes de Curitiba, Regional Metropolitana, litoral e interior do Paraná.
Desde que foi lançada, a campanha “A Árvore dos Sonhos” já conseguiu arrecadar mais de 84 mil brinquedos. A partir de 2006, a ação passou a atender não só crianças, mas também adolescentes e crianças portadoras de necessidades especiais. O Provopar e o próprio Shopping Curitiba se encarregaram de entregar todos os presentes.
A primeira remessa, com cerca de 6,3 mil presentes, foi levada para Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Tunas do Paraná, na região do Vale da Ribeira, considerada de baixo IDH – Indice de Desenvolvimento Humano. O município de Ortigueira, considerado o de menor IDH do Paraná, também foi contemplado.
Algumas entidades estiveram no shopping para buscar os presentes de seus internos. É o caso da Associação de Moradores Mossunguê, Centro de Ensino Infantil Lar Azul (Acridas), Associação Curitibana dos Órfãos da Aids (ACOA), Clube de Mães da Vila Feliz, Lar e Escola Dr Leocádio José Correia, Casa de Apoio Pequeninos em Cristo e Associação Batista de Ação Social (Abasc), de Curitiba; Associação de Moradores da Vila Autodromo, de Pinhais; e Comunidade Cedro e Faisqueira, de Antonina. Essas entidades receberam juntas mais de 2,2 mil brinquedos.
Já a remessa enviada por último ao litoral vai atender as crianças de localidades distantes e portanto de dificil acesso. Serão atendidas as crianças de Ilha das Pçeas, Superagui, Sebuí, Vila Fátima, Tagaçaba, Itaqui, Serra Negra, Canudal, Bertioga, Varadouro, Bananal, Assungui e Pedra Chata. Todos no município de Guaraqueçaba.
Para a presidente do Provopar, Lúcia Arruda, o natal deste ano foi especial para o litoral do Paraná. Ela lembrou que, no dia 22, o governador Roberto Requião inagurou o complexo esportivo da Ilha dos Valadares, em Paranaguá. A obra, com custo aproximado de R$ 1 milhão, foi custeada pelo Governo do Estado, através do Iasp – Instituto de Ação Social do Paraná, e pelo próprio Provopar.
Os moradores da Ilha ganharam ginásio de esportes, piscina, quadras, play-ground e salas administrativas, que foram construídos num terreno de 8,6 mil metros quadrados, no bairro conhecido por “Mar de Lá”. Depois da inauguração, o Provopar entregou 5 mil brinquedos para as crianças da ilha.