A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, recebeu nesta terça-feira (13) mais de 2 mil peças de roupas e brinquedos dos alunos da Escola Internacional de Curitiba, que por sua vez terão em troca vários itens de material escolar a serem doados, no início do período escolar do ano que vem, para cerca de 200 alunos de duas escolas municipais de Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná.
A parceria entre o Provopar e a Escola Internacional, além de garantir material escolar aos alunos carentes de Ilha Rasa, ajuda a preservar o papagaio de cara-roxa, uma espécie seriamente ameaçada de extinção. “É que as crianças da ilha vendiam o papagaio, na maioria das vezes, para comprar material escolar”, revelou a professora Zélia Torres, coordenadora do serviço social da escola.
Os alunos Sara Johnson, Madie Barbosa e Christopher Johnson, que fazem parte do projeto “Adopt a School” - Adote uma Escola, estiveram este ano na Ilha Rasa, entregando o material escolar e presenciando as palestras feitas por acadêmicos de medicina, veterinária e odontologia da Faculdade Evangélica e da Universidade Federal do Paraná para os ilhéus. “Foi uma experiência única. A gente se sente bem em poder ajudar as pessoas carentes da ilha. E passamos a encarar a vida de um outro ângulo”, disse Madie Barbosa.
Sara Johnson revelou que a próxima viagem para a Ilha Rasa se dará em março, quando o programa estará levando de 40 a 50 alunos, além dos acadêmicos para darem palestras na área de saúde. Segundo ela, o programa estará completando dez anos. “Nos primeiros anos, levamos alimentos. Depois, pintamos um prédio. Mas, mudamos o foco e, desde o ano passado, passamos a levar material escolar e educação”.
Para a professora Zélia Torres, coordenadora do serviço social da Escola Internacional, a atuação dos alunos na Ilha Rasa serviu para “resgatar dentro de cada um os valores humanos de solidariedade e amor ao próximo. Mostramos que, com um simples gesto, é possível melhorar a vida das pessoas. Nosso trabalho, como educadores, consiste em despertar nos alunos e nas pessoas consciência e valores éticos em relação aos semelhantes. Formar cidadãos plenos e conscientes. Enfim, um cidadão do mundo que não seja indiferente as disparidades sociais”, afirmou.
Emocionada pela recepção calorosa dos alunos, professores e diretores da escola, que cantaram músicas de Natal e lhe entregaram flores, Lucia Arruda fez questão de destacar que o trabalho social feito pela Escola Internacional na Ilha Rasa tem “uma ligação muito forte comigo, porque o Provopar vem trabalhando e investindo em Guaraqueçaba e nas ilhas Rasa, das Peças, Tagaçaba, Tibiganga e Superagui, onde ajudamos a implantar cooperativas de pescadores, artesanato em fibras e cerâmicas, e o clube de mães”.
Em sua opinião, todo investimento social feito em Guaraqueçaba e nas ilhas é bem vindo, porque, como os alunos da Escola Internacional puderam constatar, é uma região de muita carência. “A primeira vez que estive na Ilha Rasa, vendo nossa cooperativa funcionando, fiquei emocionada porque sabia que ela iria evoluir, oferecer trabalho, tirar crianças das ruas e reduzir o uso de drogas. Portanto, tudo isso nos aproxima ainda mais. O Provopar está muito feliz com essa parceria”, concluiu.
Provopar e Escola Internacional firmam parceria para ajudar alunos carentes de Guaraqueçaba
Roupas e brinquedos são trocados por materiais escolares, que serão entregues, no início do ano letivo de 2006, para cerca de 200 alunos das escolas municipais de Ilha Rasa
Publicação
13/12/2005 - 18:20
13/12/2005 - 18:20
Editoria