Além de oferecer ferramentas para a geração de renda à população mais carente, o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) investe também na divulgação da cultura do Paraná. O projeto “Arte Nossa” promove o fortalecimento do artesanato do Estado e oferece programas capazes de fomentar a arte paranaense, através de ações que promovem o diagnóstico, o resgate e o apoio aos artesãos do Estado.
Um projeto piloto foi instalado em 2003, no município de Guaraqueçaba, com a participação de cerca de 60 artesãos. “O Provopar levantou a situação dos produtores de artesanato daquela região e promoveu, junto com a comunidade, cursos de associativismo e diversas oficinas com a intenção de promover o treinamento e aperfeiçoamento dos artesãos daquela região”, explica a presidente do Provopar, Lúcia Arruda.
Para a divulgação, várias obras do Arte Nossa percorreram diversos lugares do Brasil e do mundo. Em 2003, o Provopar levou alguns trabalhos de artistas populares do Paraná para a Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenneart), em Pernambuco; Feira de La Rochelle, na França; e para um Encontro do Mercosul, na Argentina.
O Arte Nossa também percorreu eventos, entre eles, o Encontro do Mercosul, no Chile; o Fórum Mundial da Cultura, em Foz do Iguaçu; a exposição Semana Cultural do Paraná, em Códoba, na Argentina; a Feira Nacional de Negócios de Artesanato, em Olinda (PE); e a Feira Nacional de Artesanato, em Minas Gerais.
Em 2004, o Provopar começou a fazer o cadastramento e a distribuição da Carteira do Artesão, através de entidades artesanais do Estado. “Com a carteira, o artesão pode transportar os seus produtos sem a nota fiscal. Além disso, a carteirinha oferece a ele uma porção de isenções fiscais”, conta ainda Lúcia Arruda.
Encontros – Um balanço mostra ainda que foram realizados encontros com coordenadores de programas de artesanato, em Brasília; oficinas de capacitação de técnicas artesanais no litoral e Vale do Ribeira, em parceria com o Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda (Pronager); entre outras ações que visam fortalecer o artesanato paranaense.
Duas lojas do Provopar foram inauguradas para comercializar os produtos do Arte Nossa. Uma fica no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais e outra na Alameda Dr. Muricy, 950, no centro de Curitiba. “O objetivo é propagar e valorizar o artesanato paranaense”, declara Lúcia. Com a comercialização das obras, 80% do valor da peça vendida fica com o artesão e o restante é destinado às ações do Provopar.
Programas emergenciais – Além de projetos para a geração de renda, o Provopar também participa, de programas emergenciais, que são divididos em três pontos: auxílio ao cidadão, campanhas e calamidade pública. “Cada um procura estabelecer o convívio social de um cidadão ou de uma comunidade”, conta Arruda.
O auxílio ao cidadão é feito através da doação de alimentos, agasalhos, material escolar, móveis, utensílios, brinquedos, medicamentos, cadeiras de rodas e até mesmo recursos financeiros. Um exemplo é a doação de R$ 180 mil feita neste ano ao Hospital das Clínicas, em Curitiba, para a reforma do Núcleo de Pediatria e Centro Cirúrgico. “Este auxílio prevê não apenas a concessão de benefícios, mas também identificar alternativas de auto-sustentação”, afirma ela.
Campanhas - Já as campanhas são realizadas anualmente como as do Agasalho, no inverno, e a de Brinquedos, no Natal. Em 2003, o Provopar arrecadou e repassou 20 toneladas de agasalhos e 30 mil brinquedos à entidades carentes do Estado. Em 2004, a campanha arrecadou 107 mil quilos de agasalhos e 40 mil cobertores que foram distribuídos a 311 instituições sociais em 264 municípios.
Em caso de calamidade pública o atendimento do Provopar é feito em parceria com a Defesa Civil Estadual. Em 2003, o Programa do Voluntariado Paranaense atendeu cinco municípios que sofreram por causa de fenômenos naturais e tiveram a sua população desabrigada. Além disso, também presta atendimento aos caminhoneiros no Porto de Paranaguá, na época da escoamento da safra.