A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, anunciou nesta terça-feira (18) que vai apoiar e ajudar na implantação dos projetos de geração de renda apresentados pelo município e pelas instituições não governamentais de Guaratuba, no litoral do Paraná.
Acompanhada de Iva Sandra de Morais, coordenadora de Ação Social, e Iramar Diório Hermógenes, coordenador de Artesanato, a presidente do Provopar esteve reunida nesta segunda-feira (17), na Sociedade Thalia de Guaratuba, com a prefeita Evani Justus, secretários municipais, representantes da Câmara, Rotary, Sebrae e instituições sociais.
“Tivemos a oportunidade de conhecer diversas iniciativas de geração de renda e vamos ajudar na implantação destes projetos, com a realização de cursos e a doação de máquinas, para que essas ações possam se tornar fontes de geração de renda”, declarou Lucia Arruda.
Entre os projetos apresentados aos diretores do Provopar estadual está aquele que foi elaborado pelo Clube da Melhor Idade de Guará, que pretende realizar cursos de artesanato, tendo como matéria-prima a casca de coco, pelo de peixe, lãs, fios e fibra de bananeira. Serão realizados também cursos de embalagens (caixas e sacolas) para valorizar os produtos fabricados pelos artesãos, de bonecas de pano, patchwork, corte e costura, culinária - higiene, manipulação de alimentos e aproveitamento de sobras -, cuidados domésticos e camareiras.
“Esses cursos vão beneficiar a população, em termos de capacitação e geração de renda, proporcionando melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas”, justificou Elcely Franklin, diretora do Clube Guará.
Segundo ela, os cursos seriam abertos inicialmente para a população de Guaratuba, mas poderão, num segundo momento, atender as demais cidades do litoral. “Além disso, queremos que os recursos humanos para a instrução dos cursos sejam preferencialmente locais, pois temos pessoas qualificadas para isso”, afirmou.
Lucia Arruda disse que o primeiro contato serviu para conhecer os projetos e que agora o Provopar vai analisar a viabilidade de cada um. “O que mais nos chamou a atenção foi o interesse da comunidade nos projetos de geração de renda. Este apoio é fundamental para o sucesso destas iniciativas”, completou.
Provopar anuncia apoio aos projetos de geração de renda de Guaratuba
O Provopar Ação Social vai ajudar na implantação dos projetos, com a realização de cursos e a doação de máquinas
Publicação
18/08/2009 - 11:50
18/08/2009 - 11:50
Editoria