As baixas temperaturas dos últimos dias em Curitiba e região Sul do Estado fizeram com que o Provopar Ação Social antecipasse o lançamento da Campanha do Agasalho 2008. As caixas de arrecadação de roupas e agasalhos começaram a ser distribuídas e montadas nesta terça-feira (1º) em órgãos públicos estaduais e estabelecimentos comerciais de Curitiba. As caixas trazem estampada na parte externa a imagem da atriz global Letícia Sabatella, que mais uma vez concordou em participar da campanha.
No ano passado, o Provopar arrecadou 121,4 toneladas de roupas e agasalhos durante a campanha, que foi lançada no dia 12 de maio – Dia das Mães – durante missa celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti em frente ao Palácio Iguaçu. Para a presidente do Provopar, Lúcia Arruda, o excelente resultado da campanha deve-se à participação dos parceiros e dos alunos da rede estadual de ensino. Foram instalados 201 postos de arrecadação só em Curitiba.
No interior, 363 escolas estaduais envolveram seus alunos na arrecadação de agasalhos. O Núcleo campeão em arrecadação foi o de Ivaiporã, com 14,6 toneladas de agasalhos; seguido de Apucarana, com 10 toneladas; Foz do Iguaçu, com 8,21 toneladas. Também se destacaram os Núcleos de Dois Vizinhos, Assis Chateaubriand, Umuarama, Toledo, Campo Mourão, Pato Branco, Cornélio Procópio, Cianorte, Wenceslau Braz, Irati e Loanda. Os Núcleos que atingiram a meta receberam do Provopar 14 aparelhos de DVD.
Segundo Lúcia Arruda, o bom resultado da campanha permitiu ao Provopar atender no ano passado 503 entidades assistenciais em todo o Estado. Foram doados 6,7 mil cobertores. “A nossa expectativa para este ano é envolver muito mais pessoas e empresas na campanha, para atendermos um número maior de entidades assistenciais”, afirma.
Este é o quarto ano consecutivo que Letícia Sabatella participa da campanha sem cobrar cachê. Raramente ela vincula sua imagem à propaganda. “Mas quando se trata desse tipo de trabalho faço com o maior prazer. Acho importante a participação de todos em trabalhos sociais, como a Campanha do Agasalho do Provopar”, diz a atriz, cujos familiares moram em Curitiba.