Integrar a Província de Formosa (Argentina) com o Paraná, principalmente permitindo uma ligação até o Porto de Paranaguá, é uma das propostas que o governo daquela província pretende levar adiante. Quem adianta os projetos é o assessor do Poder Executivo de Formosa, Héctor Oscar Morales, que participa do X Fórum do Conselho de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e da Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino e Litoral (Crecenea-Litoral). O evento começou nesta quinta-feira (28) e termina nesta sexta-feira (29), em Porto Alegre.
Na avaliação do governo de Formosa, bastariam investimentos em 580 quilômetros de linha férrea e na construção de duas pontes para permitir que o Porto de Paranaguá passasse a ser interligado, por trem, com o interior da Província. Esses investimentos se concentrariam na construção de um ramal no território do Paraguai, na extensão da Ferroeste e na revitalização da malha ferroviária da Província de Formosa.
“De Cascavel a Paranaguá já existe ligação; da capital ao interior da Província de Formosa também, embora não esteja em atividade. Os maiores investimentos seriam mesmo de Cascavel até a fronteira do Paraguai e no território do Paraguai”, explica Morales. “Seria um corredor fantástico. Esse projeto é um desafio.”
BÚFALOS - O assessor do governo da Província salienta que, na economia, nos segmentos da madeira e de agricultura (sobretudo fruticultura) existe uma integração Formosa-Paraná bastante adiantada. Essa integração pode ser mais densa na pecuária, constata Morales. “Formosa se destaca pela criação de búfalos, tanto no tamanho como na qualidade de nosso rebanho.”
Héctor Morales adverte, no entanto, que a integração não pode se restringir a trocas comerciais. “Há que se buscar a construção de uma identidade latino-americana, respeitando os povos originais da nossa região”. Morales se recorda que os contatos com o governador Roberto Requião, com esse intuito, foram iniciados nos anos 90, na sua primeira gestão (1991-1994) no governo e no seu mandato de senador (1995-2002). E, cada vez mais, a aproximação tem se estreitado. “É um governante que tem a integração latino-americana como um objetivo claro, firme”, afirma Morales.
Província argentina de Formosa quer integração ferroviária com Paranaguá
Proposta é do governo de Formosa, que participa em Porto Alegre do X Fórum do Codesul e da Crecenea-Litoral; o governador Roberto Requião participa dos debates nesta sexta-feira (29)
Publicação
28/02/2008 - 17:20
28/02/2008 - 17:20
Editoria