Promoção internacional do turismo terá novas ferramentas de gerenciamento

Gerente da Embratur apresenta objetivos e metas do marketing turístico
Publicação
13/04/2010 - 16:30
Editoria

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O Plano Aquarela 2020, de promoção internacional dos produtos turísticos brasileiros, passará a contar, a partir do segundo semestre, com novas ferramentas de gerenciamento. Uma delas é o programa de gestão de informação de produtos turísticos, que vai unir em uma mesma base de dados as informações sobre os 269 produtos turísticos brasileiros promovidos no exterior e a ficha de produtos, com o descritivo de 218 destinos e 546 atrativos.
“Essa ferramenta também permitirá a inclusão de informações sobre temas complementares à atividade turística, como artesanato, gastronomia, festas populares, eventos e negócios e incentivos”, diz o gerente de gestão e conteúdo de produtos turísticos da Embratur, Vitor Iglezias Cid, que esteve nesta terça-feira (13) em Curitiba, para apresentar o Plano Aquarela.
Outra ferramenta de gerenciamento é a análise do posicionamento dos produtos brasileiros nos mercados internacionais.“Esse posicionamento é feito com base na análise de diversas pesquisas e dados e permitem à Embratur auferir a qualidade da oferta turística brasileira em relação a outros países que concorrem com os mesmo produtos”, diz Cid.
O Brasil é o sétimo colocado em número de eventos internacionais e está no circuito mundial de eventos excepcionais, como a Copa do Mundo 20104 e as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. O País é projetado internacionalmente pela sua natureza, clima, cultura viva, pelo povo brasileiro e pela modernidade. “Queremos fugir do estereótipo de destino exótico”, diz o gerente.
O motivo da viagem ao Brasil de 57% dos entrevistados é lazer. Outros 21% visitam o país a negócios, eventos ou convenções e outros 22% viajam por diversos motivos como visita a parentes e amigos e tratamento de saúde. “Tivemos de 2004 a 2008 um crescimento de 120% na oferta internacional de produtos brasileiros e a incorporação de novos segmentos”, diz Vitor Cid. O Paraná aparece na promoção internacional com atrativos nos segmentos de ecoturismo, aventura, pesca, negócios, eventos e incentivos e sol e praia.