O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, e o secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira debateram nesta quarta-feira (12) sobre as políticas públicas para a juventude no âmbito federal e estadual e, em especial, estabelecer as diretrizes para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) que passa a funcionar com um novo formato.
Nelson Garcia disse que o programa representa um grande avanço social porque permite que jovens em situação de vulnerabilidade social recebam qualificação profissional e tenham acesso à educação, cidadania, esporte e cultura. “O ProJovem é um dos programas do Governo Lula que mais me emocionam. Quando o governo dá a um jovem a oportunidade de estudar e se qualificar, está garantindo que esse jovem terá uma escolha, que ele poderá concorrer como igual a uma vaga de trabalho digno”.
Com o novo formato o programa vai unificar as políticas públicas voltadas para juventude em torno de uma ação centralizada. Agora o ProJovem será subdividido em quatro modalidades: ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. As alterações devem representar um aumento significativo no número de jovens atendidos, e a previsão é que até 2010 sejam 4,2 milhões de beneficiados. Além disso, os programas possibilitarão a ampliação da faixa etária atendida para até 29 anos. A previsão de investimento do governo federal é de R$ 5,4 bilhões nos próximos três anos.
Para Danilo Moreira, o novo ProJovem vem em um momento em que o crescimento econômico acelerado tem impulsionado o aumento da geração de empregos. “A qualificação profissional não tem acompanhado o crescimento econômico, falta mão-de-obra qualificada”, explica. “O ProJovem é uma aposta grande do governo federal para atender os 4,5 milhões de jovens no Brasil que estão fora da escola e desempregados”.
No Paraná a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social vai coordenar os programas Projovem Trabalhador e Projovem Adolescente. Segundo Garcia, a Secretaria já realiza um mapeamento das prioridades junto às prefeituras de cada município. “Estamos levantando quais são as necessidades de cada município, assim saberemos quais são as prioridades e como o programa pode ser desenvolvido em parceria com as prefeituras”. A Secretaria também prepara a capacitação dos agentes envolvidos com o Projovem Adolescente. O primeiro evento com esta finalidade acontece nos dias 18 e 19 de março, em Curitiba.
Projovem tem novo formato para unificar políticas públicas voltadas para juventude
Agora o Programa será subdividido em quatro modalidades: ProJovem Adolescente, ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador
Publicação
12/03/2008 - 16:50
12/03/2008 - 16:50
Editoria