A difusão e a popularização da ciência e da tecnologia foi o tema da palestra que a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, proferiu durante a abertura da 2.º Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina. Ela destacou os projetos desenvolvidos em todo o estado, nas áreas de ciência e tecnologia, em parceria com instituições de ensino superior e os institutos de pesquisa.
Segundo Lygia Pupatto, desde 2003, o Fundo Constitucional de Ciência e Tecnologia passou a financiar projetos para as faculdades e universidade públicas do Paraná e também para institutos de pesquisas públicos. “Antes de 2003, não havia uma política estadual de desenvolvimento da ciência, tecnologia e ensino superior”, explicou.
Durante a conferência, foram mostradas as ações do maior programa de extensão universitária do Brasil, o Universidade Sem Fronteiras, que é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Um dos objetivos do programa é intensificar a transferência de tecnologia para aquelas pessoas que precisam, por meio da interação entre estudantes recém-formados e professores das instituições estaduais e federais de ensino superior e as comunidades paranaenses. As ações contemplam prioritariamente os municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) insatisfatório.
“Temos que valorizar ações como esta, pois não conseguimos pensar no desenvolvimento, sem que haja transferência de tecnologia e conhecimento”, disse Lygia Pupatto. Segundo ela, as ações só têm sentindo quando melhoram as condições de vida das pessoas.
Projetos estimulam uso de inovações tecnológicas
Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abre conferência em Londrina
Publicação
20/10/2008 - 17:34
20/10/2008 - 17:34
Editoria